Geral

Novo presidente da ACIC quer regulamentar estacionamento e ambulantes em Corumbá

29 JUN 2017 • POR Sylma Lima • 10h13
Mesa composta para cerimônia de posse na ACIC. Foto: Thethis Ibanez

Não é de agora que os comerciantes corumbanses reclamam da concorrencial desleal com os ambulantes bolivianos, que invadiram o centro da cidade nos últimos meses. Na gestão passada, foi necessária uma medida enérgica para salvar os poucos comerciantes que resistiram à feirinha Brasbol, onde se aglutinava de maneira perigosa as barracas dos feirantes do pais vizinho que ofereciam todo tipo de produto importado, a preços bem mais acessíveis , porque não pagavam impostos. O comercio de Corumbá estava morrendo asfixiado. A gestão administrativa do município decidiu intervir e apesar de não cair na simpatia de muitos, salvou o pouco que restava do centro comercial e indexou novas regras que trouxeram lojas de departamento como: Americanas e Casas Bahia. Ocorre que com a mudança do governo municipal, os bolivianos voltaram com força e tomam conta das calçadas, vias e logradouros públicos se tornando, novamente, um empecilho, para o fomento da economia local.

Lourival Vieira Costa é o novo presidente da Associação Comercial de Corumbá. Foto: Thethis Ibanez

Nesta manhã de quinta-feira,29, de Junho, foi empossado o novo presidente da Associação Comercial de Corumbá (ACIC) Lourival Vieira Costa, que  disse ao Capital do Pantanal, que vai regulamentar o estacionamento e a questão do combate ao comercio ilegal no centro da cidade, “ todos que estiverem estabelecidos de forma ilegal terão que pagar impostos. Essa situação se tornou insustentável, e aumentou o desemprego e diminuiu a geração de rendas. De imediato vamos regulamentar este estacionamento que será cobrado, gerando receita para o município. As pessoas não conseguem fazer compras e não queremos que as pessoas deixem de consumir nossos produtos ou deixem de  trabalhar, queremos que tudo seja regulamentado , que todos cumpram a lei” .

Alfredo Zanlutti abordou sobre o problema dos ambulantes irregulares na cidade. Foto: Thethis Ibanez

O presidente da Faems (Federação das Associações Empresariais de MS) Alfredo Zanlutti , presente na solenidade para dar posse ao novo presidente da ACIC  disse que devido as limitações dos organismos, pouca coisa pode ser feita para ajudar os comerciantes de forma decisiva, “esta na hora do prefeito Ruiter, através de suas secretarias tornar esses ambulantes em micro empreendedores individuais.  Os comerciantes estão alegando prejuízos, e nós precisamos de atitude enérgica. Esta situação é deprimente. Na Bolivia eu já fui indagado sobre esse aspecto. Eles não entendem como aceitamos que os bolivianos invadam o pais, porque lá eles não aceitam os brasileiros fazer o mesmo. Nós nos preocupamos com isso em todo estado. Os ambulantes invadiram as calçadas e só quem pode intervir é a prefeitura que tem o código de postura do município. É fundamental que a prefeitura regulamente essas pessoas e tome as providencias necessárias” .

Presidente da Fiems, apontou cresciemtno na economia do Estado. Foto: Thethis Ibanez

Sergio Longen, presidente da Fiems (Federação da Indústria de Mato Grosso do Sul) não quis entrar no mérito da questão, e se esquivou do assunto jogando a responsabilidade para o município. Longen disse que a economia brasileira, num aspecto geral , tem avançado, “ principalmente sobre as reformas trabalhistas, e a inflação de 3.8% estaria controlada e alguns setores já apontam crescimento. Até os juros são positivos”. Quanto a Corumbá o assunto dos bolivianos, ele disse que é  uma discussão local, “ mas quando você beneficia uma pessoa em detrimento de outra as polemicas vão surgir” . O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira esteve presente no ato.