Geral

Vazamento de gás amônia desabrigou 150 famílias no bairro Cervejaria

9 JUN 2017 • POR Gesiane Medeiros • 09h58
Trabalho dos Bombeiros durou até as 2h30 da madrugada desta sexta-feira (9). Foto: Divulgação

Vazamento de gás amônia em fábrica de cerveja desativada no bairro Cervejaria, ontem (8), mobilizou três viaturas do Corpo de Bombeiros. O cheiro forte assustou moradores da região e aproximadamente 150 famílias deixaram suas casas e mais de trezentas foram afetadas de alguma forma. Segundo informações dos Bombeiros, sete pessoas, entre adultos e crianças, passaram mal por conta da inalação do gás, uma delas de 2 anos, precisou ser transferida para o Pronto Socorro Municipal.

Bombeiros isolaram a área num raio de 200 metros e contaram com a ajuda da chuva para conseguir eliminar o forte cheiro que incomodava os vizinhos da fabrica. Para o trabalho, os militares utilizaram roupa especial capsulada totalmente vedada, com sistema respiratório autônomo. Devido ao difícil acesso e a pressão positiva no orifício, somente por volta das 2h30 da madrugada desta sexta (9), o trabalho foi finalizado.

Gás vazou do cilindro de uma das tubulações de refrigeração. Foto: Divulgação

O resíduo de gás escapou de um dos cilindros das tubulações de resfriamento que estavam sendo desmontadas, juntamente com os demais maquinários da fábrica, que seriam levados para a cidade de Toledo, no estado do Paraná. A Polícia Militar Ambiental vai fiscalizar a fábrica e avaliar as circunstâncias do vazamento.

A amônia é utilizada em processos químicos para produção de fertilizantes, plásticos, produtos têxteis entre outros, é considerada altamente irritante, corrosivo a pele, olhos e pulmões. Quando inalada causa tosse, falta de ar, asfixia e pode até queimar as vias áreas superiores.