Geral

Quarteto criativo incentiva consumo consciente com grupo de permuta na rede social

27 MAI 2017 • POR Gesiane Medeiros • 08h06
Administradores do Permutando. Da esquerda para direita: Juju Bella Festeira, Antônio Ávila, Laura de Castro e Camila Almiron. Foto: Arquivo pessoal

Mais uma vez os corumbaenses surpreendem com criatividade. O Permutando Oficial, esta completando dois meses e já ultrapassou os 63 mil membros no Facebook, é verdadeiramente um sucesso. Uma idéia simples, nascida na mente da mãe de um dos administradores do grupo, que tomou proporções inimagináveis. O grupo é basicamente para trocar aquilo que já não lhe serve por algo que está precisando no momento, simples assim, uma solução para quem vive com o dinheiro apertado e não sobra para o lazer, um lanche especial etc.

O Permutando é administrado por quatro jovens: Jucielly Salles, conhecida na rede por Juju Bella Festeira; Antônio Ávila, professor de Marketing; Camila Almiron, empresária do ramo de fotografia e assessora de eventos e Laura de Castro, também empresária. Inicialmente criado em um aplicativo de celular pela Jucielly, o grupo rapidamente atingiu o número máximo de integrantes e obrigatoriamente teve que migrar para um espaço maior, o Facebook, se tornou viral e em uma semana conquistou 10 mil membros. A demanda ficou muito grande para apenas uma administradora, foi quando Juju resolveu convidar os outros três pilares que sustentam e organizam o Permutando Oficial.

Tela inicial do Parmutando. Foto: Reprodução Facebook

O grupo tem regras claras, só é permitida a troca de objetos, nunca a venda, e nada de discussões públicas ou xingamentos. Camila Almiron, entrevistada pelo Capital do Pantanal, explica que os Permuters, como são carinhosamente chamados os membros do Permutando, ajudam muito na fiscalização de posts inconvenientes, “eles logo denunciam e nos marcam para resolvermos o problema”.

Hoje, além de o grupo cumprir seu papel, gera renda para os administradores que trabalham com links patrocinados, estes mesmos anunciantes também cedem brindes que servem como prêmios semanais para os membros que mais convidam amigos a participarem do grupo. Para Camila, os Permuters, são peça chave, “além de permutar, pedimos a eles que postem o retorno de suas trocas, como incentivo aos outros membros”, diz Camila, dando a quem é de direito o sucesso conquistado pelo grupo.

O quarteto tem planos promissores , um dos sonhos é ultrapassar a tela do computador e dos celulares e criar uma feira de permuta presencial, mais segundo Camila, isso demanda muito mais organização, “por isso deixamos isso para um futuro em longo prazo, por enquanto criamos pequenas reuniões como meio de interação entre os permuters e nós”.

Camila deixa claro o orgulho em poder proporcionar trocas eficientes e válidas em um momento de recessão econômica em todo o país, Corumbá também teve sua queda no comércio e o Permutando permite que as pessoas consigam aquilo que desejam sem usar dinheiro propriamente dito.