Geral

Vacinação contra raiva animal começa nesta quarta-feira em Ladário

24 MAI 2017 • POR Assessoria PML • 09h23

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde estarão nas ruas a partir desta quarta feira para vacinar a população canina e também os gatos. É a Campanha de Vacinação contra a Raiva que tem orientações específicas para a região por causa de um óbito humano registrado em Corumbá, e vários casos registrados em cães nas cidades bolivianas de fronteira.

“Todo cuidado é pouco, precisamos trabalhar muito para atingir o maior percentual possível desses animais”, disse Keyla Brito Silva, gerente de Vigilância em Saúde. Segundo ela, 12 pessoas estarão fazendo o trabalho de vacinação de porta em porta, visitando todos os imóveis do município e um veterinário estará fazendo o monitoramento no caso de alguma suspeita.

A morte de um homem que ocorreu em maio de 2015, pôs a região de fronteira em alerta. Ele foi mordido por um cachorro contaminado no bairro Camalote, em Corumbá. O limpador de piscina, de 38 anos, foi transferido para Campo Grande, onde ficou sob tratamento intensivo no Hospital Universitário e acabou falecendo, já que a raiva não tem cura.

Depois disso, o Ministério da Saúde orientou que fossem feitas duas campanhas de vacinação. Em Ladário, a primeira será agora, em maio e, a segunda, no final do ano, entre os meses de novembro e dezembro.

A campanha começa amanhã pelo bairro Alta Floresta. Não há um cronograma de data para a vacinação, o que vai depender do desempenho em cada bairro. Depois será a vez do Nova Aliança, do Potiguar, Mangueiral, Boa Esperança, Almirante Tamandaré, Santo Antônio, Seac e termina no Centro da Cidade. A expectativa é de que a campanha tenha uma duração de quarenta dias.