Geral

A maior parte dos artesãos de Ladário já se cadastraram para obter a carteira da classe

22 MAI 2017 • POR Assessoria PML • 11h05
23 dos 30 profissionais catalogados pela Fundação Municipal de Cultura compareceram. - Divulgação

Os artesãos ladarenses atenderam ao chamamento e se cadastraram para obter a Carteira Nacional do Artesão e Trabalhador Manual. Dos 30 profissionais catalogados pela Fundação Municipal de Cultura, 23 compareceram na semana passada, aproveitando a vinda ao município da equipe da Fundação de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul.

“Essa carteira representa a efetivação do cadastro no programa do artesanato brasileiro, que é do Governo Federal e ligado ao Ministério do Desenvolvimento” explicou  Josiane Galoarte, gestora de eventos protocolares da fundação. Ainda segundo ela, o artesão está em processo de profissionalização, através de projeto que está sendo analisado pelo Congresso Nacional.

“Ele não vai ser mais um complemento de renda, mas a renda principal”, disse Josiane, que afirmou ter se surpreendido com o número de manufatureiros que estão em busca de sua regularização. “É um número expressivo realmente e de gente que trabalha a matéria prima da terra”, disse Antoninha Guimarães, presidente da Fundação Municipal de Cultura.

Agora, os profissionais aguardam a chegada do documento que vai conceder a eles uma série de vantagens, entre elas, a isenção do Imposto Sobre Mercadorias e Serviços (ICMS), cobrado dentro do Estado. Segundo Antoninha, a carteirinha deve chegar em pouco tempo e será entregue na fundação.

Aqueles que não fizeram o cadastramento com a equipe que veio a Ladário pela primeira vez terão que ir à capital do Estado. Lá deverão apresentar a documentação para que possam ser certificados e consigam a carteira. O documento será de extrema importância nesse momento em que se luta para conseguir certificar a profissão na CLT brasileira.