Geral

“A enfermagem é a arte de cuidar do outro” , diz profissional

12 MAI 2017 • POR Sylma • 09h22
Galdino é enfermeiro padrão com várias especialiaçoesna área - Sylma Lima

12 de Maio é comemorado o dia mundial do enfermeiro. Segundo Galdino de Queiroz Pinto, lotado na Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande, o profissional que é especialista em hotelaria, atua no sentido de contribuir para a melhoria dos enfermos e sua completa reabilitação de um quadro de saúde não favorável. “ Pode-se dizer que o desafio do profissional consiste na promoção da saúde e na prática diária dos cuidados durante o exercício das atividades, superando as dificuldades enfrentadas na assistência e aos problemas enfrentados pela profissão. Mas sobre tudo ser enfermeiro é dedicar parte de sua vida para cuidar da vida do próximo”, disse ao Capital do Pantanal.

A data

O Dia Mundial do Enfermeiro é uma forma de homenagem à Florence Nightingale. Ele foi responsável pelo desenvolvimento da enfermagem moderna, no século XIX, após ter trabalhado no cuidado de soldados durante a guerra da Crimeia.

O Enfermeiro é responsável pela assistência e pelo cuidado com o ser humano em hospitais ou clínicas, podendo ainda trabalhar de forma autônoma. Para atuar nesta profissão, é necessário possui nível superior na área da saúde. Ele pode ainda trabalhar na área educacional, preparando futuros profissionais de nível médio e superior.

O Dia Mundial do Enfermeiro é comemorado em 12 de maio no Brasil, celebrando todos estes profissionais.