Geral

PM de Corumbá e Armada Boliviana mantém aproximação em prol da redução de crimes na fronteira

11 MAI 2017 • POR Assessoria PM • 09h18
Esta é a terceira reunião entre as forças desde que o acordo de cooperação foi estabelecido. - Divulgação PM

Nesta quarta-feira (10/05), às 10h da manhã, reuniram-se na sede do 5º Distrito Naval da Armada Boliviana, no município de Puerto Quijarro, o comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar o Ten. Cel. PM Cesar Freitas Duarte; o Capitão de Navio (equivalente no Brasil) ao Capitão de Mar e Guerra – Comandante do 5º Distrito Naval; o Inspetor Chefe da Receita Federal em Corumbá – Zaquiel Shardong Vetorello; O Capitão de Fragata Juan Carlos Barrios Soliz – Comandante do batalhão de Infantaria de Marinha ” 5º Calama”; o Capitão de Corveta Willian Gutierrez – Comandante da Base Naval “Tamengo” e o Aspirante à Oficial PM Marcos Massaqui Izeki – Chefe da Agência Local de Inteligência do 6º BPM.

O objetivo da reunião, que esta em sua 3ª edição, é a de aproximar as agências locais de inteligência das instituições nacionais e dos órgãos de segurança com o objetivo de prevenir e combater os ilícitos transnacionais como contrabando, descaminho, tráfico de armas e drogas.

Esteve na pauta também os crimes de invasão de cidades ou como são usualmente chamadas de “novo cangaço”, semelhantes àquelas ocorridas no município de Roboré, distante 230km de Corumbá, de onde quinze marginais subtraíram mediante grave violência, mais de Um milhão de dólares da empresa de transportes de valores Brinks.

Foram tratados formas rápidas de comunicação e interação entre os órgãos de maneira a alertar sobre a presença destes marginais na região de fronteira, os métodos de mobilização do efetivo e rápida comunicação de outras instituições dentre as situadas na região de Santa Cruz de La Sierra e Campo Grande, como o Batalhão de Operações Policiais Especiais, a Força Especial de Luta Contra o Crime (FELCC), cujo comandante, Cel da Polícia Boliviana Gonzalo Medina Sanchez, foi agraciado com a medalha Tiradentes no dia 19 de abril do corrente.