Geral

Dia D da vacinação contra a gripe acontece neste sábado em Corumbá e Ladário

10 MAI 2017 • POR Gesiane Medeiros • 09h48
Integrantes dos grupos prioritários que ainda não se vacinaram devem procurar as unidades de saúde no Dia D. - Renê Marcio Carneiro

Moradores de Corumbá e Ladário, pertencentes aos grupos prioritários, que ainda não se vacinaram contra influenza poderão se imunizar neste sábado (13), no Dia D de Vacinação contra a gripe. Em Corumbá, 13 pontos de imunização participarão da mobilização e em Ladário, quatro unidades. Os postos vão funcionar das 08 horas às 16h30.

A campanha foi dividida em quatro etapas. A primeira atendeu crianças de 6 meses a menores de 2 anos de idade (1 ano 11meses e 29 dias) e os profissionais de saúde. Depois, foram imunizadas as gestantes, puérperas e crianças de 2 anos a menores de 5 anos (4 anos 11meses e 29 dias). Na terceira etapa receberam a vacina os idosos com comorbidades, indígenas, privados de liberdade, funcionários do sistema prisional e professores.

No Dia D, todos os integrantes dos grupos prioritários que ainda não se vacinaram devem procurar as unidades de saúde. No sábado, dia 13, vão funcionar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Beira Rio, Kadwéus, Nova Corumbá, Breno de Medeiros, Popular Velha, Padre Ernesto Sassida, Luiz Fragelli, Humberto Pereira, Aeroporto II, Pedro Paulo II, Gastão de Oliveira e Fernando Moutinho. O Município montará um posto de imunização no centro comunitário do bairro Padre Ernesto Sassida.

 As unidades participantes do Dia D em Ladário são: Unidade Básica de Saúde de Ladário, Érico Vale, no Seac; João Fernandes no Alta Floresta; e Policlínica no centro da cidade.

A gripe é uma das maiores causas de morte no país, em especial em idosos, já que ela evolui para pneumonia. Não há contra indicação para tomar a vacina, apenas as pessoas que têm alergia a ovo não podem ser imunizadas. A vacina também não provoca reação, segundo as autoridades em saúde.