Geral

Mais de 70% dos consumidores de Corumbá e Ladário vão às compras neste dia das mães

8 MAI 2017 • POR Gesiane Medeiros • 07h55
21,78% dos entrevistados devem comprar itens de vestuário. - Arquivo CDP

O dia das mães é uma das principais datas comerciais do calendário brasileiro, a movimentação financeira da época é aguardada por lojistas ansiosamente, que sempre investem em promoções e vantagens para conquistar o cliente.  Como de costume, o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Fecomércio-MS, realizou pesquisa em 13 municípios de Mato Grosso do Sul, com o objetivo de avaliar as intenções de consumo e prestar dados para o planejamento do comércio.

Em Corumbá e Ladário, 194 pessoas foram entrevistadas entre os dias 19 e 28 de abril, considera-se um nível de confiança de 95% para a pesquisa, que possui uma margem de erro que varia de 5% a 8%. A maioria dos entrevistados está na faixa entre 18 e 29 anos (53,9%) e tem renda entre 1 e 3 salários (42,78)

No que se refere às intenções de consumo, 71,65% dos pesquisados tenderão a comprar presentes no ano de 2017 para o dia das mães. Dentre os presentes destacaram-se: vestuário (21,78%), perfumes/cosméticos (15,56%) e calçados (16%). De modo que 50% comprarão apenas um presente, destinado, principalmente a mãe (55,33%).

Os gastos em presentes variarão para 42,25% dos participantes da pesquisa entre R$51,00 e R$100,00. Para tanto, 54,12% comprará na semana da data comemorativa nas lojas do Centro (64,95%), para essas compras 36,08% fará pesquisa de preço. Além disso, perante a compra levarão em consideração o produto e qualidade (30,53%) e utilizarão o dinheiro (60,31%) para pagar as compras.

Dos entrevistados, 59,79% participarão de comemorações e pretendem gastar valor até R$50,00 (44,83%), distribuídos em alimentação (46,84%) e bebidas (19,41%). Os gastos com alimentação serão de até R$50,00 (47,27%), bem como com bebidas (84,78%). Apenas 0,84% admitiram a possibilidade de viagem, com gastos que variariam até R$800,00.

Segundo comparativo entre a pesquisa de 2016 e deste ano, Corumbá e Ladário obteve uma queda de 10% na intenção de compras para o dia das mães, em contrapartida o valor estimado para compras e o valor médio do presente aumentou, o percentual atingiu 133% para o primeiro apontamento e 65% para o segundo.