Geral

Maio Amarelo vai mobilizar Ladário em campanha mundial por mais segurança no trânsito

5 MAI 2017 • POR Assessoria PML • 08h41
A década de ação pela segurança no trânsito estabelecida pela ONU vai até 2020. Foto: Divulgação

O município de Ladário está na campanha mundial Maio Amarelo, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que mobiliza 170 países em defesa da segurança no trânsito. A intenção é humanizar e diminuir o número de acidentes e vítimas que tem aumentado as preocupações a cada ano, em especial nos centros urbanos dos municípios.

“Em Ladário estamos trabalhando de forma maciça a conscientização tanto dos adultos como das crianças”, explicou o diretor presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agemtrat), Mário Damasceno França Filho. Segundo ele, durante todo o mês serão desenvolvidas atividades que chamem a atenção das pessoas sobre o cumprimento das regras de trânsito que possam evitar acidentes.

Além dos trabalhos nas ruas, uma orientadora da Secretaria Municipal de Educação, especialista em trânsito, estará fazendo palestras nas escolas. O objetivo é, já a partir das crianças, chamar a atenção para o fato de que, não há necessidade de se ter tantas pessoas feridas ou um grande número de pessoas mortas em razão de um trânsito onde não se cumprem normas.

“Nós também estaremos distribuindo fitas amarelas e solicitando a todos os órgãos públicos que usem o amarelo durante este mês, para chamar a atenção”, disse Mário. Ele lembrou que essas ações estão no pacto proposto pela ONU que formalizou a DÉCADA DE AÇÃO PELA SEGURANÇA NO TRÂNSITO, que vai até 2020, tendo como data principal, o 11 de maio.

Além dos prédios públicos, os estabelecimentos comerciais, ou mesmo os moradores que quiserem, poderão usar o amarelo em suas fachadas. Faixas, cartazes ou mesmo luzes amarelas poderão alertar para que motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, prestem mais atenção às normas e evitem acidentes que possam por em risco a integridade física das pessoas.

Durante o mês também estarão sendo desenvolvidas ações pelos agentes de trânsito que passarão a atuar mais efetivamente nas ruas da cidade, em especial em frente às escolas. Ladário não é um município que tem grandes índices de acidentes, porém o número de ocorrências pode ser bem menor se mais cuidados forem tomados pelos cidadãos.