Geral

Benefícios do pilates vão da estética à saúde

26 ABR 2017 • POR Redação • 13h20
Técnica já tem 97 anos de criação. - Reprodução pixabay.com

Uma das atividades físicas mais celebradas nos últimos tempos, o pilates é uma técnica que consiste no uso do próprio peso do corpo para a execução dos movimentos, com foco na reeducação do movimento. Como benefícios, a técnica proporciona equilíbrio mental e mais força muscular.

A técnica foi criada pelo alemão Joseph Pilates na década de 1920. Os movimentos são realizados com tranquilidade e controle, e as poucas repetições e o baixo impacto causam menos desgaste articular e muscular.

Os movimentos, que misturam flexibilidade e força, auxiliam na correção postural, no alongamento corporal e na tonificação muscular, e se baseia em seis princípios que pretendem devolver aos indivíduos a consciência dos movimentos: core (ou centro de força), concentração, fluidez de movimento, controle, respiração e precisão.

Benefícios do Pilates

Os benefícios proporcionados pela prática do Pilates são variados, e atuam em praticamente todas as partes do corpo humano. Entre os principais, estão:

- Melhora na postura
- Definição e tonificação muscular
- Tonificação da musculatura do abdômen
- Redução do stress e das tensões
- Aperfeiçoamento da percepção corporal e mental
- Melhora em quadros dolorosos nos pés - como no caso da fascite plantar 
- Prevenção e também recuperação de lesões
- Melhora na circulação sanguínea
- Fortalecimento da coluna}
- Ampliar o equilíbrio corporal e a coordenação motora
- Alinhar a musculatura corporal e corrigir possíveis pontos de sobrecarga
- Complementar outras atividades físicas / esportivas

Quem pode se beneficiar do pilates?

Esta técnica tende a ser benéfica para praticamente todas as faixas etárias, e também para pessoas com os mais variados níveis de condicionamento, desde quem não pratica exercícios até quem já possui uma rotina de treinos.

Este método pode adaptado às necessidades individuais, respeitando o corpo de cada um e as possíveis enfermidades ou restrições dos praticantes. E, finalmente, a dica mais importante é: sempre procure um profissional capacitado e um espaço de confiança para a prática do pilates.