Geral

Começa hoje a vacinação contra a gripe para crianças acima de 2 anos

24 ABR 2017 • POR Gesiane Medeiros com informações da PML • 08h55
Esta semana é a vez das crianças entre 2 e 5 anos e as puérperas se vacinarem. - Assessoria PML

As Unidades Básicas de Saúde de Ladário e Corumbá passaram a aplicar, a partir de hoje, 24 de abril, a vacina contra a gripe, influenza A, em crianças com mais de 2 anos de idade e as puérperas. É a 2ª etapa da campanha que começou na semana passada e está prevista para terminar no dia 23 de maio cumprindo uma meta de 4.973 pessoas imunizadas, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde.

Na semana passada foram vacinadas as crianças de 6 meses a menos de 2 anos e funcionários da Saúde. Esta semana é a vez das crianças que têm de 2 a 5 anos. Essas crianças estão nos grupos prioritários, que esta semana também contempla as puérperas, que são mulheres que deram á luz em até 45 dias. Essas mulheres também devem se vacinar.

O maior número de pessoas a serem vacinadas está nos grupos que começam a ser imunizados no dia 2 de maio. São os idosos com mais de 60 anos, professores e portadores de doenças crônicas como hipertensão e diabetes. O grupo dos idosos é o maior de todos eles, com a previsão de atingir 1,4 mil pessoas.

Onde se vacinar em Ladário:
Unidade Básica de Saúde de Ladário, Érico Vale, no Seac; João Fernandes no Alta Floresta; e Policlínica no centro da cidade.

Onde se vacinar em Corumbá:
UBS Beira Rio, Kadwéus, Nova Corumbá, Breno de Medeiros, Popular Velha, Padre Ernesto Sassida, Luiz Fragelli, Humberto Pereira, Aeroporto II, Pedro Paulo II, Gastão de Oliveira e Fernando Moutinho.

Dia D
Marcado para 13 de maio, segundo sábado do mês, as três unidades de Ladário, participantes da campanha, estarão abertas e as 12 de Corumbá também. A gripe é uma das maiores causas de morte no país, em especial em idosos, já que ela evolui para pneumonia. Não há contra indicação para tomar a vacina, apenas as pessoas que têm alergia a ovo não podem ser imunizadas. A vacina também não provoca reação, segundo as autoridades em saúde.