Geral

Vacinação contra Influenza começa nesta segunda (17) com inclusão de professores no público-alvo

17 ABR 2017 • POR Gesiane Medeiros • 08h03
A meta é imunizar 28 mil pessoas em Corumbá. Foto: Arquivo PMC

Começa nesta segunda-feira (17) a Campanha de Imunização contra a Influenza em Mato Grosso do Sul. Esse ano o Estado contará com estoque aproximado de 750 mil doses de vacinas, disponibilizado pelo Ministério da Saúde, para distribuição aos 79 municípios sul-mato-grossenses. Em Corumbá a meta é imunizar pelo menos 28.329 pessoas do chamado grupo prioritário.

Uma das novidades da campanha de vacinação de 2017 é a inclusão dos profissionais da Educação da rede de ensino básico (Regular, Especial e Educação de Jovens e Adultos – EJA) e superior das escolas públicas e privadas. 

Além desses profissionais fazem parte do público-alvo pessoas com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas, população privada de liberdade e profissionais do sistema prisional.

Esta campanha ganhou uma organização diferenciada, os grupos serão vacinados respeitando um cronograma, que ficou da seguinte maneira:

- dia 17 de abril –  a vacinação começará pelos profissionais de saúde e crianças de 6 meses a menores de 2 anos;

- dia 24 de abril – a vacinação acontece para os grupos de gestantes, puérperas e crianças de 2 anos a menores de 5 anos;

- dia 2 de maio – a campanha será aberta para os demais grupos tendo o dia 13 de maio como o Dia D da mobilização.

As datas são as mesmas para todos os municípios. Durante o dia D, 12 Unidades Básicas de Saúde /(UBS) funcionarão das 8h às 16h30, serão elas: s UBS Beira Rio, Kadwéus, Nova Corumbá, Breno de Medeiros, Popular Velha, Padre Ernesto Sassida, Luiz Fragelli, Humberto Pereira, Aeroporto II, Pedro Paulo II, Gastão de Oliveira e Fernando Moutinho.

A secretaria municipal de saúde acredita estima vacinar 2.538 profissionais de saúde; 3.048 crianças de 6 meses a 2 anos; 5.282 crianças de 2 a 4 anos; 1.524 gestantes; 251 puérperas; 160 indígenas; 9.729 idosos; 4.819 idosos com comorbidades; 766 privados de liberdade; e 212 funcionários do sistema prisional. 

O secretário de Estado de Saúde, Nelson Tavares esclarece que “a campanha de vacinação contra influenza ocorrerá estritamente nas unidades de saúde e apenas para o público-alvo, são as orientações preconizadas pelo Ministério da Saúde. Contaremos com o cadastro pelos municípios das pessoas que forem vacinadas, mas é importante que as recomendações sejam seguidas”.