Geral

Doações ainda podem ser feitas para deduzir no Imposto de Renda

15 ABR 2017 • POR Correio do Estado • 09h34
Site do Clique Esperança lista entidades assistenciais que podem receber as doações. - Valdenir Rezende / Correio do Estado

Os contribuintes que quiserem fazer doações para instituições assistenciais  ainda podem deduzir valores no Imposto de Renda deste ano. O procedimento deve ser feito até o dia 28 de abril, durante a declaração do documento, respeitando o limite de 3% do valor devido. 

De acordo com o presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-MS), Ruberlei Bulgarelli, em relação às doações para os Fundos Municipais da Criança e Adolescente e ao Fundo Municipal do Idoso, o limite de doação para as pessoas físicas é de 6% do valor do imposto devido, e para as pessoas jurídicas esse percentual é de 1%. No entanto, para quem não fez doação no ano passado ou o montante de ajuda não atingiu os 6% poderá ainda fazê-lo.

Ele explica que para as pessoas físicas há duas formas legais que possibilitam a dedução do IR: a primeira delas é ao longo do ano, retirando a guia de pagamento no Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, a outra, é diretamente na declaração do imposto de renda da pessoa física, onde o próprio programa calcula o valor possível de doação, disponibiliza a guia para pagamento. Nesse último caso o potencial de doação é reduzido em 50%, passando de 6 para 3% sobre o valor do imposto devido.