Geral

Vereadores que afastaram prefeito serão “julgados” pelo MP por improbidade

12 ABR 2017 • POR Sylma Lima • 10h14

Foi marcado para o dia 18/04/2017, às 08h na Capital, o julgamento de um Procedimento Preparatório de nº 28/2016 da Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social e das Fundações da comarca de Bela Vista/MS, onde será julgado pelos Procuradores de Justiça em reunião no Conselho Superior do Ministério Público do Estado ( CSMP) uma apuração de improbidade administrativa contra os vereadores de Bela Vista, que teriam cometido abuso no uso de suas prerrogativas ao afastar o prefeito Douglas Rosa Gomes ( PP) de formas sucessivas e reformadas pelo Poder Judiciário por ilegalidades no procedimento.

O Procurador de Justiça Antonio Siufi Neto é o Conselheiro do caso e será colocado em julgamento a investigação da Promotoria acerca do abuso do poder de legislar ao cassarem o Prefeito indevidamente.

O prefeito Douglas Rosa Gomes foi alvo de CPI instaurada no Câmara de Vereadores de Bela Vista, e acabaram afastado o Prefeito por 180 dias, contudo a Justiça reconduziu prefeito ao cargo. Na ocasião, Douglas Rosa fora afastado por oito votos a três no dia 06 de junho de 2016, mas o juiz Vinicius Pedrosa Santos da 1º Vara Cível o reconduziu ao cargo.

O afastamento do cargo de prefeito pelos vereadores teria sido uma licitação irregular no valor de R$ 8.000,00 de maquinários da Prefeitura. Douglas Rosa era vice-prefeito de Renato de Souza Rosa ( PSB), que foi encontrado morto numa estrada com um tiro no peito.

Na Capital

Em Campo Grande o ex-prefeito Alcides Bernal foi cassado do cargo de prefeito em março de 2014, de passados mais de um ano retornou ao cargo por força da Justiça em setembro de 2015. Bernal chegou representar por improbidade por abuso contra os 26 vereadores que votaram pela cassação, mais foi arquivado pelo Ministério Público.