Geral

Promotor quer proibir “Festa da Farinha” em Anastácio

5 ABR 2017 • POR Sylma Lima • 11h19

O promotor de justiça da cidade de Anastácio João Meneghini Girelli baixou recomendação ao prefeito de Anastácio Nildo Alves ( PSDB) para que não realize a tradicional “Festa da Farinha” a ser realizado entre os dias 05, 06 e 07 de maio de 2017.

O evento já é tradicional na cidade já 12º edição, inclusive consta na divulgação do evento a participação dos artistas Bruninho e Davi, Fulô de Mndacarú, Trazendo a Arca, Maria Quitéria e César Menotti e Fabiano. No caso de César e Menotti e Fabiano, o promotor diz que são artistas de expressão nacional, e portanto, altamente custosos aos cofres públicos.

Na recomendação, o promotor Girelli alerta para outras prioridades da Administração Pública, e que deve ser zelado pela “priorização de grupos vulneráveis, como as crianças e adolescentes, os idosos, os doentes, desempregados e marginalizados, combatendo toda forma de exploração, conivência e propensão ao esfacelamento do tecido social, defendendo os direitos humanos”, e contesta o gasto com recursos públicos para o evento, inclusive afirmando que em Anastácio há inúmeras regiões sem asfalto ou com buracos nas ruas e problemas com o aterro sanitário, abrigo para crianças, etc.

Na visão do promotor, o município não pode fazer a “Festa da Farinha” porque estará gastando dinheiro público em atividade não essencial.

A final o promotor manda notificar o Presidente da Câmara de Vereadores de Anastácio/MS, e diz que entrará com ações judiciais contra o Prefeito para impedir a Festa, e ainda requisita que o Prefeito informe por escrito se vai ou não acatar a recomendação, ou seja, cancelar a FESTA DA FARINHA.

A recomendação foi publicada no dia de hoje, 05/04 no Diário Oficial do Ministério Público Estadual.

No começo deste ano várias promotorias do Estado recomendaram para que não realizassem o carnaval com dinheiro público, o que foi muito questionado por  prefeitos e comerciantes das cidades, devido ao comércio, emprego e renda que a festa proporciona.