Geral

Ações contra vereador Baianinho continuam na Justiça Eleitoral

31 MAR 2017 • POR Sylma Lima • 08h39
Baianinho disse ao Capital do Pantanal ue vai recorrer até a última instância.

Várias ações de Investigação Eleitoral ( AIJE) tramitam contra o vereador eleito por Corumbá IRAILTON OLIVEIRA SANTANA, conhecido como Baianinho, (PSDB) na 7º zona eleitoral. Irailton foi eleito com 1.524 votos na coligação “Por Corumbá estamos juntos”.

No dia da eleição ( 02/10/2016) a Polícia Federal de Corumbá fez uma ação na casa do então candidato Baianinho, visto denúncia de crime eleitoral na modalidade de compra de votos. O caso corre em segredo de justiça e não se sabe todas as provas e fatos envolvendo a investigação.

Contudo, no site do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul ( TRE-MS) é possível verificar em rápida consulta que o vereador Baianinho tem vários processos eleitoral em que o mesmo é réu, que podem cassar o seu mandato. As duas ações mais preocupantes são as ações de investigação judicial eleitoral ( AIJE) ainda tramitando de números : AIJE-32468 e AIJE-56979, sendo ambas na 7º Zona Eleitoral de Corumbá.

Caso seja cassado pela Justiça Eleitoral de Corumbá, Irailton poderá ainda recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral e até mesmo ao Tribunal Superior Eleitoral e Supremo Tribunal Federal, dependendo da decisão judicial questionada.

O Prefeito eleito de Corumbá Ruiter Cunha ( PSDB) também é alvo de investigação judicial eleitoral junto com o vereador Irailton por prática de crime eleitoral. Contudo, ambos negam a prática do ilícito e inclusive foram diplomados pela Justiça Eleitoral.

Segundo as informações levantadas pela reportagem, no dia da Operação da Polícia Federal (02/10/2016) havia denúncia de transporte irregular de eleitores e compra de votos. Teriam sido apreendidos celulares, computadores e documentos na casa do vereador Irailton, e duas pessoas bolivianas foram presas fazendo o transporte ilegal de eleitores da Bolívia para a Corumbá.