Geral

Educação garante merenda escolar de qualidade na REME de Ladário

10 MAR 2017 • POR PML • 08h53
Os produtos da merenda vêm dos assentamentos 72, de Ladário e Urucum, de Corumbá. - Divulgação

“Não é pura e simplesmente uma forma de ajudar na alimentação das crianças e adolescentes do município, mas de garantir um crescimento saudável e até a melhor assimilação do aprendizado, por isso fazemos questão de que a merenda escolar não falte e seja da melhor qualidade possível”. A observação foi feita pelo prefeito Carlos Ruso que vistoriou pessoalmente esta semana a cozinha de algumas escolas da Rede Municipal de Ensino (REME), ao lado da secretária de Educação, Sara Almeida, e acompanhou a entrega de alimentos pelos produtores da Agricultura Familiar.

O município fornece hoje merenda para 4 mil e 50 alunos das escolas e creches, nos períodos matutino e vespertino, e ainda para o Ensino de Jovens e Adultos (Eja), noturno. “Priorizamos a compra de boa parte desses alimentos dos produtores locais para garantirmos que sejam hortifrutigranjeiros com mais qualidade e sem agrotóxicos para os nossos alunos”, disse Sara que informou ainda que os produtos da merenda vêm dos assentamentos 72, de Ladário e Urucum, de Corumbá.

Além da qualidade dos alimentos, a secretaria tem uma equipe de merendeiras treinadas e uma nutricionista para definir o melhor cardápio para a criançada. Diariamente essas refeições reforçam a alimentação e ajudam a fortalecer os estudantes, alguns que têm dificuldade de alimentação em casa e que encontram na escola, uma boa complementação alimentar.

No cardápio constam pratos regionais, como carne com mandioca, arroz carreteiro e fígado com batata, pratos nacionalizados, como risoto, macarrão com frango, e tudo sempre acompanhado pelo velho e bom arroz com feijão e saladas de folhas e legumes produzidos de maneira orgânica. Os alunos também recebem frutas da época, como melancia, laranja e mamão.

“Isso tudo com uma pitada de amor e carinho, faz com que possamos atender de forma responsável aos nossos alunos, garantindo aquilo que é direito deles, mas que fazemos questão de aprimorar cada vez mais”, afirmou Sara. A educação vem dando a devida atenção aos estudantes e pretende consolidar assim o crescimento do aproveitamento, fazendo com que as crianças e adolescentes se sintam bem do ambiente escolar.