Geral

Empresárias de Corumbá que fazem a diferença na indústria MS

8 MAR 2017 • POR Gesiane Medeiros com informações da Fiems • 08h34

Elas trabalham duro. Têm jogo de cintura para equilibrar a vida pessoal e profissional, enquanto encaram a dupla jornada, que não é considerada fácil. Seja como executivas de carreira, fundadoras do próprio negócio ou como herdeiras, atingir o sucesso como empresária significa ter um olhar diferenciado.

No Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quarta-feira, 8 de março, o site Capital do Pantanal conta a trajetória de duas executivas de Corumbá que se destacam como líderes e mentoras de indústrias de Mato Grosso do Sul e são exemplo de força e inspiração para outros profissionais.

Lenise de Arruda já estava em idade madura quando começou o próprio negócio, tinha 48 anos. Foto: Divulgação/Fiems

Duas das homenageadas são referência de Corumbá, Lenise de Arruda Viegas, proprietária da Confecção Universal, não se conteve quando, aos 13 anos de idade, o pai a presenteou com uma máquina de costura, dizendo: “Lugar de mulher ganhar dinheiro é em casa”. O duro conselho não a abalou. Pelo contrário. Persistente, Lenise construiu uma história de sucesso no segmento, e é proprietária da Confecção Universal, que há 21 anos é referência em Corumbá quando se trata de uniformes personalizados.

“Tinha 48 anos quando comecei meu próprio negócio. Na época, uma camisaria tradicional, a única da cidade, estava fechando as portas. Eu, que sempre gostei de costurar, e desde criança fazia roupinhas para as minhas bonecas, resolvi arrendar a fazenda que era do papai, e comprei as máquinas. Aluguei um espaço, um ano depois tive que mudar para um local maior, onde até hoje funciona a confecção, e comprei novas máquinas”, comemora a proprietária da Universal, que gera 15 empregos diretos. “Por muitas vezes pensei em desistir. Tinha um pai antiquado, bastante conservador, já me disseram que não tinha o perfil de empresária. Mas rapidinho as dúvidas passam e a gente toca em frente. Hoje, posso dizer que estou vivendo o melhor momento da empresa”, afirma Lenise.

Irma Tinoco é sócia-proprietária na empresa da família e ainda concilia um trabalho externo. Foto: Divulgação/Fiems

Irma Tinoco Atagiba Asseff, sócia-proprietária da São Domingos Materiais de Construção, sempre foi o braço forte ao lado do marido, Edemir Chaim Asseff, na administração da empresa herdada do sogro. Atua no departamento financeiro, com recebimentos e cobranças, e ainda concilia um trabalho externo. “Mulher é sinônimo de força, de diálogo. Nos momentos de dificuldade, nós conseguimos enxergar as possibilidades com mais clareza”.

À empresa da família, ela confere a chance de ter formado os dois filhos, um em contabilidade (hoje concursado), e o outro prestes a se tornar analista de sistemas. “Não permaneceram na empresa da família, mas seguiram seus próprios caminhos honrada e honestamente, e isso nos orgulha muito”. Aos filhos, ela sempre mostrou a importância do papel da mulher no desenvolvimento e manutenção da família. “Eles vivenciam conosco a nossa luta diária. Desde muito cedo começaram a nos ajudar e entenderam o valor do trabalho, do respeito. Hoje, olhando para os nossos filhos, sei que desempenhamos bem o nosso papel de pais e empresários”.