Geral

Carnaval Cultural encerra folia corumbaense com alegria e nostalgia

1 MAR 2017 • POR Gesiane Medeiros • 08h46
Pastorinhas exibiram vestidos belíssimos. - Gisele Ribeiro

O carnaval de Corumbá, maior e melhor folia da região centro-oeste, que este ano atraiu cerca de 40 mil pessoas para a cidade, foi encerrada nesta terça-feira (28), com o carnaval cultural. As manifestações apresentadas na noite de encerramento são consideradas patrimônio cultural imaterial do Mato Grosso do Sul (MS).

Passaram pela Avenida Marechal Rondon: as Pastorinhas, os Marinheiros, o Bloco do Frevo, desfile dos carros antigos (corso); cordões carnavalescos; a apresentação especial do Bloco da Bolívia e o Bloco dos Palhaços, que coloriu a avenida General Rondon.

O público não chegava nem perto da multidão que assistiu aos desfiles das escolas de samba, mas é certo de que a cada ano, o carnaval cultural vem conquistando mais pessoas, que aprendem a valorizar os costumes pantaneiros. O desfile dos cordões, por exemplo, tem uma importância histórica e é fielmente reproduzido por foliões corumbaenses. Quatro cordões representam a vivacidade da cultura, são eles: Paraíso dos Foliões, Cinelândia, Flor de Corumbá e Cravo Vermelho.

Após a passagem dos cordões, as tradições do carnaval boliviano também foram apresentadas. Com muita alegria e descontração, o Bloco dos Palhaços encerrou a festa na passarela do samba, já deixando saudade. A tarde desta quarta-feira de cinzas, 1° de março, será de tensão e expectativa para a apuração dos desfiles das escolas de samba do acesso e especial, a contagem dos pontos acontece às 16h na Avenida Marechal Rondon. 

Bloco dos palhaços. Foto: Marcos Boaventura