Geral

Audiência pública vai debater infraestrutura e segurança das pontes do Rio Paraguai

20 FEV 2017 • POR Redação • 11h56
A ponte da captação de água também estará na pauta. - Timblindim

A Câmara Municipal de Vereadores de Corumbá realiza no dia 22 de março, uma audiência pública para tratar das questões relacionadas à infraestrutura e segurança das pontes sobre o Rio Paraguai. O evento está sendo organizado pelo vereador Domingos Albaneze (PV) que está convidando autoridades ligadas ao setor, possibilitando assim discutir as situações das pontes na região do Morrinho (rodoviária) e de Porto Esperança (ferroviária), bem como da ponte existente na área urbana de Corumbá, a captação de água bruta.

“Já estamos mantendo contatos com todas as autoridades ligadas aos setores competentes para que possamos debater este assunto, buscando soluções para os problemas já existentes, bem como prevenir futuros desastres que possam causar sérios transtornos à população pantaneira”, destacou Albaneze.

A audiência contará com as presenças de vereadores além de representantes da Marinha do Brasil, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/MS), secretarias de Meio Ambiente e Infraestrutura, prefeituras de Corumbá e Ladário, armadores, além de deputados estaduais e federais.

“Anos atrás, um acidente causou sérios problemas à estrutura da ponte sobre o Rio Paraguai, na região do Morrinho. Desde então há necessidade de reconstruir o dolfin, um dispositivo de segurança que protege os pilares de colisões. Até hoje esta obra de extrema necessidade não foi executada e, mais recente, uma barcaça colidiu diretamente com os pilares, causando sérios danos e até interditando a ponte. Por isso temos que discutir este assunto com as autoridades competentes para reconstruir o dolfin e executar outras obras necessárias”, resumiu.

Domingos recorda que em 2012, a Mineradora Vale elaborou um projeto e as empresas que atuam no setor de transporte fluvial iriam executar a obra necessária (reconstruir o dolfin). Isto não ocorreu em virtude da crise econômica brasileira. “Vamos tratar com os nossos governantes, buscar viabilizar recursos, para executar este projeto”, observou.

Captação

Já em relação à ponte localizada na área urbana, a captação de água bruta no Rio Paraguai, o vereador ressalta que há necessidade de promover uma ampla discussão em torno de um projeto, executar as obras necessárias, para evitar desastres, já que os empurradores que fazem transporte de cargas da Bolívia, utilizam este trecho. 

“Temos que pensar em buscar soluções antes que aconteça um acidente grave, o que poderia interromper a captação de água bruta, deixando toda a cidade sem água potável”, comentou.