Geral

Sesc Corumbá leva poltronas de Manoel de Barros para a Casa de Memória Dr. Gabi

17 FEV 2017 • POR Redação • 08h39

A partir do dia 16 de fevereiro o museu cultural Casa de Memória Dr. Gabi receberá a Instalação LEIA-SE do Sesc Corumbá, que cria ambientes inovadores de leitura com livros do poeta Manoel de Barros. A visitação pode ser feita até o dia 01 de março as terças e sextas, das 8h às 11h e das 13h às 17h. A entrada gratuita.

Quem visitar o museu poderá se deliciar com a poesia Manoelina na instalação formada por poltronas feitas de tambores e luminárias de galões que criam o ambiente de leitura. Além de ficar aberta para visitação, a Casa de Memória Dr. Gabi abrigará a sede da Fundação de Cultura de Corumbá.

A Instalação LEIA-SE foi inaugurada em novembro de 2016 durante o Centenário Manoel de Barros e percorreu pontos de intervenções itinerantes.

Casa de Memória Dr. Gabi

A construção, que permaneceu décadas fechada, estava nos últimos anos deteriorando-se, juntamente com os bens que ajudam a contar muito da história de Gabriel Vandoni de Barros, personalidade corumbaense que enveredou-se por vários campos de atuação: advogado, jornalista, escritor, político, pecuarista, benfeitor da cultura pantaneira e da educação das crianças.

Falecido em 1988, além de sua atuação no Direito cuja formação acadêmica deu-se na Faculdade de São Paulo, ele administrou fazendas da família, vivenciou a vida política como deputado constituinte e não manteve-se longe da sua paixão: as Letras e as Artes em geral. Ele ainda desempenhou a função de jornalista e escritor.