Geral

Prefeitura e Sanesul se reúnem com moradores do Nova Aliança para resolver falta de água

30 JAN 2017 • POR PML • 11h00
Um reservatório com capacidade para 300 mil litros será construído no bairro. - Divulgação

O final de semana foi de trabalho para o prefeito Carlos Ruso, que ao lado do vereador Vagner e do secretário de Governo, Dejailton Assad, esteve no bairro Nova Aliança, onde a Sanesul se comprometeu em construir um reservatório de 300 mil litros de água para por fim ao problema do racionamento. O gerente da empresa em Ladário, Eduardo Duque, ratificou a promessa feita pelo presidente da Sanesul, Luiz Rocha, que garantiu a finalização das obras da Estação de Tratamento (ETA) para este semestre e, como complementação, o reservatório.

A Eta está sendo feita com recursos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), e contra partida de R$ 1,3 milhão da Sanesul. Já o reservatório está orçado em R$ 1 milhão e deverá consumir recursos próprios da empresa que precisa urgentemente dar uma resposta ao consumidor ladarense que sofre há décadas com o problema das interrupções do fornecimento de água, mesmo estando à margem do rio Paraguai.

Eduardo Duque disse que a lentidão da administração anterior em renovar o contrato de concessão da empresa prejudicou os investimentos da Sanesul em Ladário, que poderia ter tido muito mais obras realizadas. “O processo de concessão foi cozido em fogo lento pelo ex-prefeito, o que impediu que a gente captasse recursos federais para investimento”, disse, complementando que “obras de saneamento, água e esgoto, elas custam muito caro. A empresa entra com uma contra partida, mas normalmente o recurso é federal”.

“Eu tenho 29 dias de administração. Ladário passou um bom tempo parada, eu não tenho como fazer tudo em tão pouco tempo, por isso eu peço um pouco de paciência, mas essa questão da água, já não dá mais para ter paciência”, disse o prefeito Carlos Ruso, durante a reunião com os moradores do Nova Aliança. “Por isso mesmo eu falei com a governadora Rose e ela pediu ao senhor Eduardo Duque que viesse até aqui e resolvesse o problema. Eu cobrei, eu pressionei e agora espero, senhor Eduardo, que o problema seja realmente resolvido”, afirmou categoricamente.

Para Ruso, a questão da construção do reservatório na parte alta de Ladário, não tem mais volta. “É só assim que vamos resolver o problema da falta de água aqui, não tem outro caminho”, disse ele, ao revelar que já manteve contato com engenheiros da Sanesul e que eles garantiram que o projeto do reservatório está pronto e vai realmente ser efetivado.

A promessa de Duque é que o reservatório seja concluído ainda no primeiro semestre, junto com a ETA. “Essa ETA já era para estar pronta, já era para ter sido inaugurada, mas a falta do contrato de concessão, impediu que a empresa de fazer investimentos em Ladário. Agora, que o cotrato foi renovado, as obras estão caminhando e vão ser concretizadas”, prometeu.