Geral

Cultura, Meio Ambiente e Turismo atuarão integradas no receptivo do Carnaval

24 JAN 2017 • POR PMC • 10h25
Reunião aconteceu na sede da Fundação de Turismo. - Renê Marcio Carneiro

A Prefeitura de Corumbá continua o planejamento para o Carnaval 2017. Nesta segunda-feira, 23 de janeiro, o diretor-presidente da Fundação de Cultura e Patrimônio Histórico, Luiz Mário Cambará, a diretora-presidente da Fundação de Turismo, Maria Marjú Azambuja Venturini, e a diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente, Ana Claudia Boabaid, se reuniram para definir o receptivo da festa.
 
A expectativa é de que um grande número de turistas, principalmente bolivianos, visite a região durante a folia de momo, reconhecidamente a mais tradicional e animada de todo o Mato Grosso do Sul. Para que todas essas pessoas possam aproveitar ao máximo sua estadia na cidade, uma ação ampla e integrada será realizada pelas três fundações, em parceria com as secretarias de Saúde e Assistência Social.
 
“Vamos trabalhar juntos para bem recepcionar as pessoas que nos visitam, mostrá-las tudo que a cidade oferece e também conscientizá-las sobre a importância de preservar o nosso Pantanal”, afirmou Luiz Mário Cambará. A programação oficial da festa deve ser divulgada ainda neste mês. Folders e mapas ilustrativos serão distribuídos em pontos estratégicos da cidade.
 
Durante os dias de Carnaval, a Fundação de Meio Ambiente vai aumentar a quantidade de lixeiras espalhadas por todo o Centro, inclusive nos camarote, onde serão instaladas lixeiras ecológicas. A coleta seletiva também será reforçada nesse período. Ana Cláudia ainda ressaltou a necessidade de conscientizar os foliões quanto ao descarte correto de fantasias e adereços carnavalescos.
 
Já a Fundação de Turismo manterá equipes no Posto Lampião Aceso, na BR-262, e no Posto Esdras, na fronteira com a Bolívia, para quantificar o volume de pessoas que chegam à região na quinta, sexta e no sábado de Carnaval. No domingo, na segunda e na terça-feira, os servidores estarão nos hotéis e no Centro da cidade identificando o perfil desse turista.
 
A Prefeitura também vai atender a solicitação dos foliões, moradores e da população para ampliar a quantidade de banheiros químicos no perímetro da festa. Os banheiros deixarão de ficar juntos em um único local para serem locados em pontos estratégicos, inclusive no Porto Geral de Corumbá.