Geral

IPHAN destaca cultura histórica da região em comemoração a seus 80 anos

21 JAN 2017 • POR Gesiane Medeiros • 10h05
A comemoração pelos 80 anos do IPHAN continua com temas diversos. Foto: Divulgação/PMC

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (20), o primeiro ato comemorativo aos 80 anos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o escritório de Corumbá fica localizado na Rua Manuel Cavassa, no Porto Geral. Na ocasião, com presença de autoridades locais como o prefeito municipal Ruiter Cunha, os visitantes puderam assistir a vídeos institucionais que contemplam registros históricos e valorizam a cultura local.

Um dos curtas metragem mostrou a trajetória do IPHAN em MS, com destaque para Corumbá, e outro abordou a viola de cocho. A secretária municipal de Educação, Maria Eulina Rocha dos Santos, o diretor-presidente da Fundação de Cultura e Patrimônio Histórico, Luiz Mário Cambará, e a diretora-presidente da Fundação de Turismo, Maria Marjú Azambuja Venturini, também participaram da solenidade. O 6° Distrito Naval da Marinha, a Prefeitura de Ladário/MS e o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, enviou representantes para acompanhar a festividade.

Ruiter colocou a prefeitura à disposição do IPHAN. Foto: Divulgação/PMC

O prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha, destacou o importante papel da instituição para a cidade e colocou a Prefeitura à disposição do órgão federal. A Chefe de Divisão Técnica e superintendente substituta do IPHAN em Corumbá, Silvia Cedron ressaltou a importância da parceria com a comunidade corumbaense, com o executivo municipal.

A programação que celebra a importante data continuará com eventos diversos e atividades culturais de temas específicos. O primeiro teve como mote a Viola de Cocho, bem registrado pela instituição e que está em processo de revalidação.

Os planos do Instituto para 2017 é de reativar o cinema, o Cine Iphan, realizar visitas guiadas pelo Casario do Porto de Corumbá, realizar o I Encontro do Patrimônio Cultural de Mato Grosso do Sul com foco na Preservação e Educação Patrimonial em Forte de Coimbra, projeto idealizado pelo ETEC II, além de apresentações culturais diversas e também seminários de Educação Patrimonial.

Sr. Sebastião é um ícone da cultura pantaneira. Foto: Divulgação 

No evento desta sexta foi conferido ao Senhor Sebastião de Souza Brandão, cururueiro de Ladário, o certificado em reconhecimento e agradecimento pelo serviço prestado a cultura brasileira. O homenageado aproveitou para entregar uma pequena viola de cocho a um representante da Marinha. O Cururueiro de Ladário encerrou o evento com uma composição sua que homenageia o aniversário de 80 anos do Iphan.