Geral

Brigada de incêndio florestal boliviana será capacitada pelo 3° Grupamento de Corumbá

20 JAN 2017 • POR Gesiane Medeiros • 07h57
A equipe que será formada na Bolívia poderá trabalhar em parceria com os Bombeiros de Corumbá. Foto: CDP

Comitiva boliviana visitou as dependências do quartel do Corpo de Bombeiros de Corumbá, durante esta quinta-feira (19), para firmar parceria e iniciar treinamento de formação dos profissionais que irão combater chamas no país vizinho. A intenção é formar uma brigada de incêndio florestal capaz de resolver problemas tanto em área urbana quanto em mata.

O último incêndio de grande proporção em área de preservação ambiental da cidade, ocorrido na semana passada, iniciou pela Baia do Tamengo em território boliviano, segundo diagnóstico dos Bombeiros. Isso mostra o quanto é importante a Bolívia ter mão de obra capacitada para desenvolver ações em conjunto com os brasileiros quando houver necessidade.

Durante a visita, a comitiva internacional pode conhecer de perto os equipamentos necessários para se formar uma brigada de incêndio, como bombas costais, abafadores e roupas adequadas, os visitantes aprenderam o uso de cada uma das ferramentas que terão que adquirir para seguir com o treinamento. Os Bombeiros não chegaram a divulgar o tempo estimado para a capacitação, mas já iniciaram os ensinamentos.

Bolivianos chegaram no final da manhã desta quinta (19). Foto: CDP

A visita não durou mais de uma hora e os bolivianos saíram de Corumbá com a certeza de que a decisão por montar a equipe de combate a incêndio é assertiva. Comandante da corporação, Eduardo Steica, parabenizou a iniciativa e ressaltou a importância de ter parceiros na fronteira.