Geral

1ª turma do Projeto Lapidando Talentos da Fiems se forma nesta quinta em Corumbá

6 DEZ 2016 • POR Redação • 11h16

A Fiems promove, nesta quinta-feira (08/12), às 19 horas, no Anfiteatro Salomão Baruki, em Corumbá (MS), a cerimônia de formatura da 1ª turma do Projeto Lapidando Talentos, que atende alunos das redes públicas estadual e municipal de ensino de Corumbá e Ladário, proporcionando aos jovens a possibilidade de uma carreira profissional por meio de estratégias de práticas profissionalizantes. Ao todo são 35 alunos do curso técnico em mecânica industrial, que vão atuar na área do segmento metalmecânico da região.

Idealizado pelo vice-presidente regional da Fiems e presidente do Simec (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Corumbá), Lourival Vieira Costa, o Projeto conta com as parcerias do Sesi e Senai, que disponibilizam bolsas de estudos para os alunos fazerem o Ensino Médio e a Educação Profissional, respectivamente. “Não é somente a qualificação da mão-de-obra, é um projeto social, que busca nas escolas públicas alunos que se dedicam aos estudos e se destacam pela proatividade e desejo de trabalhar, mas que, nem sempre, têm a oportunidade ou condições que lhes favoreçam nessa caminhada”, reforçou.

Outras turmas

Por ter concebido o Lapidando Talentos, Lourival Vieira Costa emociona-se ao ver a 1ª turma formada. “São jovens de 17 a 19 anos de idade e é fantástico ter acompanhado o crescimento desses meninos ao longo do curso. O primeiro foi difícil, um choque de realidade para esses alunos, que estão acostumados com uma metodologia de ensino diferente. Hoje, ao conversar com eles, é perceptível o amadurecimento e que eles realmente reconhecem o quanto esse período de qualificação no Senai e no Sesi mudou a vida deles”, comemorou.

Além dessa 1ª turma do curso técnico em mecânica industrial no âmbito do Lapidando Talentos iniciada em 2014 e finalizada neste ano, ainda estão em andamento dentro do Projeto o curso técnico em eletrotécnica, que iniciou as aulas em 2015 e termina em 2017, e o curso técnico em edificações, que começou no início deste ano e a conclusão será em 2018, sendo que no próximo ano terá início o curso técnico em química, que tem previsão de término em 2019. 

Como funciona

O Lapidando Talentos tem o intuito de ampliar a oferta de trabalhadores para o mercado de trabalho no setor industrial em Corumbá e Ladário ao mesmo tempo em que propicia oportunidades dignas de trabalho aos jovens. Podem participar do processo seletivo do Projeto estudantes das redes públicas estadual e municipal que estão prestes a concluir o Ensino Fundamental.

Por ano, cerca de 200 alunos fazem uma prova e os 30 que obtêm melhor desempenho tornam-se bolsistas do Lapidando Talentos. Os estudantes passam, então, a cursar gratuitamente o Ensino Médio na Escola do Sesi de Corumbá aliado ao curso técnico no Senai do município, sendo que todo material didático e até os uniformes são doados aos alunos.