Geral

Ministro lança mobilização nacional e destaca atuação conjunta das secretarias contra o Aedes Aegypti

3 DEZ 2016 • POR Notícias MS • 08h23
Ministro Sergio Etchegoyen pediu a contribuição de todos. - Divulgação

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Sérgio Etchegoyen, acompanhou nesta sexta-feira (2) em Mato Grosso do Sul os trabalhos relacionados a mobilização nacional de enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti. A iniciativa, realizada em todo país, tem como objetivo mobilizar nas sextas-feiras a sociedade e também órgãos públicos em um trabalho de limpeza e cuidado para reduzir de acumulo de resíduos que contribuam para focos do mosquito.

Acompanhado do secretário de estado de saúde Nelson Tavares, o ministro Sérgio Etchegoyen visitou a Sala Estadual de Situação onde pode verificar via vídeo conferencia os trabalhos não só da Sala Estadual como também das sete salas de situação instaladas nos municípios de Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

“É um dia especial no acompanhamento destas ações no combate ao mosquito. A nossa preocupação se une aos governos estaduais e à população à respeito desta ameaça que é o Aedes. Devemos nos sensibilizar começando a prevenção dentro de casa. É um esforço conjunto, onde o resultado é será benéfico para toda a sociedade.”, disse Etchegoyen.

O ministro ainda entregou quatro veículos Doblôs doados pelo Ministério da Saúde, direcionados para os trabalhos de enfrentamento ao Aedes. Os veículos serão entregues para a Coordenadoria de Controle de Vetores e para a Sala Estadual de Situação, em Campo Grande e para os Núcleos Regionais de Saúde de Três Lagoas e Dourados.

Secretaria de Saúde recebeu 4 veículos do Ministério da Saúde para ações de enfrentamento ao mosquito. Foto: CDP

Ainda durante a manhã, o ministro acompanhou um trabalho de mobilização realizado no bairro Vila Margaria, por alunos da Escola Estadual Maria Eliza Bocayuva. Os alunos apresentaram uma peça teatral com o tema de conscientização no recolhimento de lixo para evitar focos do mosquito Aedes Aegypti. Já do lado de fora da escola, o ministro Sérgio Etchengouyen visitou uma residência e acompanhou onde falou sobre a importância de se evitar o acumulo de água parada e também condições que favoreçam o aparecimento de criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

“A mobilização da sociedade é fundamental para o sucesso das ações. Este trabalho conjunto entre secretaria de saúde e educação é um exemplo de uma parceria importante para se evitar focos do mosquito. As crianças mobilizadas desde cedo em uma campanha educativa voltada para a saúde traz resultados significativos à essa ação. Cabe ao poder público fortalecer este trabalho conjunto e é o que buscamos neste dia importante para todo o Brasil”, afirmou o ministro.

“O foco principal é a capacidade que a área publica, de mobilizar a sociedade organizada numa ação de conscientização e enfrentamento ao Aedes Aegypti. Este é o nosso esforço, somente a equação financeira não resolve. O que assistimos no dia de hoje é uma demonstração de como conseguimos caminhar de forma conjunta para uma solução de amadurecimento entre poder público, iniciativa privada e sociedade”, destacou o secretário de estado de saúde Nelson Tavares.

Sala de Situação

A sala de situação é um projeto realizado pela Secretaria de Estado de Saúde para ampliar as ações de fiscalização dos locais com possíveis focos do mosquito. Com isso, as informações levantadas pelos agentes de saúde passam para a base de dados da Sala de Situação onde, por meio de um mapeamento da região vistoriada, os agentes conseguem direcionar seus trabalhos de forma localizada e dinâmica.

Além dos trabalhos da Secretaria de Estado de Saúde, a Sala de Situação conta com a parceria de 39 instituições, atuando como agentes colaboradores, realizando ações de combate a focos do mosquito em suas instituições. Entre elas estão Tribunal de Justiça, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Ministério Público Estadual, Exército Brasileiro, Marinha, entre outras.