Geral

Secretário de Turismo busca parcerias para trazer recursos federais para MS

23 NOV 2016 • POR Sylma Lima • 15h54
Nelson Cintra tem construído grandes parcerias para MS. Foto: Thethis Ibanez

Investir no turismo talvez seja uma das saídas para o pais sair do vermelho. A palavra, segundo o ministro do turismo Marx Beltrão, é “ desburocratizar”  e isso vem servindo de base das alianças construídas entre o Governo do Estado de MS, através da Secretaria de Turismo, com o Ministério Federal. O assunto foi discutido durante o Fórum , ocorrido em Bonito (MS) nesta segunda-feira, 21, promovido pelo  Secretário responsável pela pasta no Estado Nelson Cintra  com a  presença do governador Reinaldo Azambuja,  do trade turístico e do ministro Beltrão.

Para Nelson Cintra, “ a tônica da nossa fala será nesse caminho, vamos solicitar ao ministro que incentive recursos para asfaltarmos todas as rodovias que demandam os atrativos turísticos. Já conseguimos junto a Gol e a Azul, que implantasse voos diários a Bonito e Corumbá, que estará em funcionamento a partir dos primeiros meses do próximo ano. Precisamos como diz o deputado Marun, transformar Bonito e o Pantanal, em um Polo de turismo nacional. Bonito e o Pantanal devem receber um olhar diferente” .

O deputado federal Carlos Marum comemorou a vinda do ministro, “ esse é o primeiro convite que fazemos ao ministro do turismo, Marx Beltrão, e ele de pronto nos atendeu, está aqui em Bonito, um dos polos turísticos do estado, junto com o Pantanal. Já temos a garantia do presidente da Embratur, para discutir turismo em Corumbá e no Pantanal. É uma pareceria que a gente deseja consolidar e o importante é que ela dê frutos, que some aspectos positivos nessa atividade que é tão necessária e importante em Mato Grosso do Sul” .

No encontro  dois aspectos importantes foram estabelecidos, parceria que garanta o reinicio das estradas do Curê e da Baia das Graças, que leva até a região da gruta do lado azul, um dos destinos turísticos mais procurados no mundo.

Para Beltrão a região possuiu atrativos de sobra para grandes investimentos, “ Pantanal e a cidade de Bonito são muito importantes para o Turismo não só do estado de Mato Grosso do Sul como para o país, o Ministério tem que dá todo o apoio necessário para que o turismo desse belíssimo estado possa cada vez mais avançar com ações concretas em parceria do governo do estado” .

Quanto ao assunto ele disse que precisa de muita conversa com o setor para consolidar parcerias que garantam o pesque e solte ou cota zero de pescado nos rios de MS , “ todas as ações precisam ser discutidas, ainda não tomei conhecimento na pauta que o Trade está propondo, de brecar a pesca para preservar a produção dos peixes. É verdade que a pesca esportiva está crescendo mundo afora, turistas estrangeiros estão buscando destinos, e o Pantanal é conhecido mundialmente pela pesca, temos que tratar o assunto com responsabilidade sustentável do ecossistema, mas também para atrair turistas e geração de empregos” .

O ministério do turismo está planejando um pacote de medidas para anunciar em breve para que o setor tenha mais competitividade e menos burocracia. “ Precisamos avançar em questões cobradas pelo Trade e pelos governos estaduais e pelos prefeitos municipais. O governo Temer tem procurado atender a cadeia produtiva com o objetivo de gerar emprego, temos 12 milhões de desempregados, e o turismo é um dos principais vetores para melhorar esse cenário. Bonito e o Pantanal precisam ser beneficiados pelo governo Michel Temer, governo federal e sobre tudo pelo ministério do turismo” .

O ministro afirmou que está tomando conhecimento da situação para agendar uma visita a Corumbá em breve.