Geral

Missa lembrará cinco anos de ausência de Heloísa Helena da Costa Urt

22 NOV 2016 • POR Redação • 09h02
Helô Urt tornou-se ícone da cultura corumbaense. - Arquivo PMC

A Prefeitura Municipal d Corumbá, por meio da Fundação de Cultura, convida a população em geral, principalmente às pessoas ligadas ao meio cultural, para a missa que lembra os cinco anos de ausência de Heloísa da Costa Urt. A eterna Helô, como era popularmente conhecida, tornou-se ícone da cultura corumbaense por toda sua trajetória no setor até assumir o cargo de diretora-presidente da Fundação de Cultura de Corumbá.

A celebração acontecerá nesta quarta-feira, 23 de novembro, às 19h30, na Sede da Oficina de Dança, localizado na rua Antônio João, antigo Clube do Grêmio, na área central da cidade.  

Helô Urt faleceu no dia 23 de novembro de 2011, aos 61 anos de idade, devido a um infarto. Com sua personalidade forte e autêntica, Helô cultivou muitos amigo e admiradores.

Militante histórica do PT (Partido dos Trabalhadores), Helô Urt, era formada em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. À frente da Fundação de Cultura do Pantanal, ela foi a responsável por trazer de volta os carnavais antigos com a descida dos corsos, blocos das pastorinhas, frevo para a avenida General Rondon.

Em 2006, ela idealizou o bloco Sandálias de Frei Mariano, que passou a abrir o carnaval de Corumbá. O que poucos sabem é que a letra da marchinha que espanta a praga do frei lançada à cidade, é de autoria de Heloísa.

Em sua gestão também foram criados a Noite da Seresta e o projeto Pôr do Som. Como gestora da cultura local, ela também contribuiu para a organização do Arraial do Banho de São João ao cadastrar as famílias que promovem os festejos na cidade.