Corrida Noturna Novembro Azul motiva homens a cuidarem da saúde
8 NOV 2016 • POR Gesiane Medeiros • 08h08Desde 2012, o mês de novembro é considerado o período de conscientização dos homens para que redobrem a atenção com a saúde. A ONG Lado a Lado pela Vida foi pioneira na abordagem de questões relacionadas ao câncer de próstata no país com a campanha “Um toque, um drible”. Atualmente, a mobilização contra o câncer de próstata, Novembro Azul, é conhecida mundialmente, apoiada por instituições e personalidades.
Estima-se que pelo menos 52 mil homens são diagnosticados com câncer de próstata por ano no Brasil. É o segundo tipo de câncer mais frequente no sexo masculino. Médicos especialistas indicam que nem sempre a ausência de sintomas significa que não há problemas, todos os homens acima de 50 anos devem fazer o exame, que é simples, porém muito temido pelos representantes do sexo masculino. Em rodas de conversa, o exame é ridicularizado com brincadeiras e piadas que desestimulam os pacientes a procurarem o especialista.
Em Corumbá, o movimento em apoio pelo Novembro Azul ainda é pequeno, mas já possui apoiadores. Desde o ano passado, a Rede Feminina de Combate ao Câncer, consagrada pelo trabalho de apoio médico e assistencial oferecido a pacientes cancerígenos há dez anos, desenvolve programação durante o mês de novembro, assim como faz com o Outubro Rosa, campanha de grande mobilização na cidade.
No último sábado (5), à noite, a Rede Feminina promoveu a 1° Corrida Noturna em combate ao câncer de próstata, segundo Haline Darmanceff, fisioterapeuta voluntária da Rede, engajadora da campanha, o objetivo é popularizar o exame preventivo entre os homens, “eles não tem a mesma consciência que as mulheres, o movimento está crescendo”. A corrida iniciou por volta das 20 horas, na praça do Sesc com percurso de 5 quilômetros, percorridos por aproximadamente 200 atletas participantes. Nesta disputa, todos foram vencedores, todos ganharam medalha por apoiar e participar de uma causa tão nobre.