Geral

Fiéis revivem chegada de Nossa Senhora dos Remédios pelo Rio Paraguai

22 OUT 2016 • POR Gesiane Medeiros • 11h08
Na chegada, aplausos de fiéis emocionados. Foto: CDP

Já passavam das 17 horas de ontem (21), quando o Navio Patrulha Poti, da Marinha do Brasil, apontou no Porto de Ladário, trazendo a imagem de Nossa Senhora dos Remédios, padroeira do município, seguido de mais duas embarcações turísticas, Pérola e Chalana, com centenas de fies a bordo. A procissão fluvial, tradicional na cidade, teve cantoria, emoção e muitas homenagens em agradecimento à santa.

O evento reproduz a chegada da imagem de Nossa Senhora dos Remédios em Ladário, que foi trazida pelo Capitão-Tenente, José Raymundo de Souza Lobo, no ano de 1985. Todos os anos, a cidade revive a emoção de chegada da imagem da santa com fervor e emoção.

A imagem de N.S. dos Remédios é Patrimônio Histórico, Cultural e Religioso de Ladário. Foto: CDP

Desde julho deste ano, a imagem da padroeira da cidade é reconhecida como patrimônio histórico, cultural e religioso, através da Lei municipal 960/2016, sancionada pelo prefeito José Antonio e Faria e aprovada pela Câmara de Vereadores. O tombamento foi inscrito no livro da Fundação de Cultura.

Para José Antonio, a Procissão Fluvial é  “uma das maiores manifestações religiosas católicas em nosso Estado. Os devotos realizam uma festa maravilhosa em homenagens a Nossa Mãe protetora. Todos os anos, recebemos muitos visitantes que acompanham os eventos e aproveitam para agradecer as bênçãos alcançadas. Com tudo isso, também quem ganha é a nossa população, que a cada ano, demonstra a nossa tradição cultural”, diz o prefeito.

O casal de idosos, Arlete Bispo e Generoso Sigarini, companheiros há quatro anos, viveram a emoção de acompanhar a procissão fluvial pela primeira vez, Arlete conta que era um desejo antigo, mas faltava um “empurrãozinho”, que veio a partir do convite recebido pela Associação dos Aposentados e Pensionistas, da qual fazem parte. “Foi realmente emocionante, sou devota de Nossa Senhora dos Remédios há muitos anos, a viagem foi tranquila e animada, adorei participar e poder prestar minha homenagem a padroeira”, disse Dona Arlete.

Sr. Generoso Sigarini e Sra. Arlete Bispo, realizam o desejo de participar da procissão fluvial pela primeira vez. Foto: CDP

Após a chegada da imagem, os fiéis seguiram em procissão pelas principais ruas do centro e em seguida assistiram a missa solene no Santuário de Nossa Senhora dos Remédios. No dia 24 de outubro, dia da padroeira, o município estará em festa durante todo o dia, com alvorada festiva logo cedo, missas em diversos horários e a grandiosa festa à noite.