Geral

Com 270 atividades, IFMS realiza Semana de Ciência e Tecnologia em dez municípios

19 OUT 2016 • POR Gesiane Medeiros • 09h08

Começou nessa segunda-feira, 17, a edição 2016 da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT 2016) do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). O evento é promovido nos dez campi em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

 

Com o tema central “Ciência Alimentando o Brasil”, o evento conta com parcerias com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), secretarias municipais e de Estado de Educação (SED/MS), e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul (Sebrae/MS), além de parcerias locais.

Nas atividades previstas estão minicursos, palestras, oficinas, rodas de conversa, e workshops, além de mostra de cursos e os observatórios de Ingressantes, de Profissões e de Egressos. Todas são gratuitas e algumas abertas ao público externo.

Corumbá é o campi com o maior número de trabalhos inscritos entre as unidades participantes. Foto: Divulgação

Um dos principais momentos da Semana são as Feiras de Ciência e Tecnologia do IFMS (Fecipan). Neste ano, serão expostos 658 trabalhos nos dez municípios, número recorde de selecionados. Em Corumbá, a Fecipan 2016, reuni 151 trabalhos inscritos, o maior número entre as unidades participantes, que ficam expostos até hoje (19), no Centro de Convenções, no Porto Geral. Os trabalhos refletem pesquisas nas áreas Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Agrárias e Engenharias e Multidisciplinar.

O evento conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT), da Marinha do Brasil, da Prefeitura Municipal de Corumbá, da Prefeitura Municipal de Ladário, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), do Grupo Arandú de Tecnologia e Ensino de Ciências (UFMS), da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED) e do Serviço Social do Comércio (SESC).

A Fecipan está em sua 5ª edição. Desde 2012 seleciona trabalhos de Iniciação Científica dos estudantes das escolas públicas e privadas de Corumbá e Ladário para apresentação para a comunidade.  Todos os participantes receberão certificados e os melhores serão contemplados com medalhas, troféus e credenciais para participar de outros eventos importantes como a Fetec-MS e Febrace.

A programação completa da SCT 2016 nos dez municípios está disponível na página www.ifms.edu.br/semanact.