Geral

Militares realizam treinamento durante travessia da Operação Fronteira Sul

6 OUT 2016 • POR Redação • 07h32
Militares sairam de Ladário, na manhã de ontem (5). - Divulgação

Militares da Marinha acompanhados por 137 do Exército Brasileiro embarcaram ontem (5), do Porto de Ladário rumo a realização da Operação Fronteira Sul, em Porto Murtinho. Já no primeiro dia de travessia, em desembarque administrativo na região do Porto da Manga, foi realizado ações relativas à Operação daquela Força Terrestre, denominada Operação “Ricardo Franco”.

Durante este primeiro dia de travessia, os navios também realizaram exercícios individuais de reação rápida; ações de Inspeção Naval nas embarcações e comboios no Rio Paraguai; ações de reconhecimento aéreo; e ações de defesa antiaérea devido à investida simultânea de duas aeronaves da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro.

A Operação “Fronteira Sul”, que ocorrerá até o dia 21 de outubro, de forma simultânea e completar com a Operação “Ricardo Franco”, contando também com a execução da Operação Ribeirinha, Ações de Assistência Hospitalar e Levantamento Hidrográfico. O objetivo é incrementar e aperfeiçoar o nível de adestramento das Organizações Militares, levar assistência médica e odontológica à população ribeirinha, fiscalizar o tráfego aquaviário e aumentar a segurança da navegação no Rio Paraguai.

Além de navios, aeronaves, lanchas e viaturas, a Marinha conta com o apoio de embarcações, aeronave e tropas do Exército Brasileiro, totalizando o envolvimento de 860 militares na Operação Naval.

As ações de Assistência Hospitalar, como atendimento médico e odontológico, serão realizadas nos períodos de 8 a 10 e 15 a 17 de outubro, no período de 8h às 17h, em Porto Murtinho.

Militares realizaram parada administrativa no Porto da Manga. Foto: Divulgação

Nos dias 8, 9, 15 e 16 de outubro, no período de 13h às 18h, os navios que participam da Operação estarão abertos à visitação pública, também naquela cidade. 

A Banda de música do Comando do 6º Distrito Naval realizará apresentação no dia 8 de outubro, às 20h, no Teatro de Arena “Astério da Conceição”, e no dia 15 de outubro, às 19h, na Praça de Eventos “José Barbosa de Souza Coelho”.