Geral

Candidato à prefeitura de Ladário justifica impugnação e diz estar apto a disputa

1 OUT 2016 • POR Gesiane Medeiros • 11h39
De Castro está com a situação da candidatura indeferida com recurso, porém apto a disputar o pleito. Foto: Reprodução internet

O candidato a prefeitura de Ladário, Jorge José de Castro (PDT), a frente da coligação “Compromisso com o cidadão”, ainda aguarda o julgamento do recurso de indeferimento de sua candidatura pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo informações do TRE/MS (7° e 50° zonas), a decisão do juiz eleitoral não tem prazo e pode sair depois do pleito eleitoral de amanhã (2 de outubro).

O candidato foi impugnado por conta de uma doação realizada a outro político no ano de 2010, julgada como ilegal pela Justiça Eleitoral. De Castro  recorreu a decisão da justiça no dia 12 de setembro, e aparece como apto a concorrer às eleições, porém a situação de sua candidatura se mantém indeferida com recurso, de modo que o candidato concorre às eleições sob júdice.

Segundo explicações do chefe de cartório da zona eleitoral do município, os votos do candidato que está indeferido com recursos serão recebidos, porém ficam “congelados” no TRE, não entram na disputa. Somente quando o juiz eleitoral definir o julgamento do recurso é que os votos recebidos pelo concorrente serão contabilizados. A situação de nada atrapalha a eleição, que vai ocorrer dentro da normalidade, e um dos outros quatro que disputam a prefeitura de Ladário será eleito, caso o recurso de De Castro seja aceito pela Justiça Eleitoral, os votos serão novamente comparados, e a eleição pode ter um novo resultado, se o político eleito tiver menos votos que o candidato que concorria sob júdice.

Na reta final de campanha, De Castro divulgou em sua página na rede social, uma nota esclarecedora, afirmando que seus concorrentes estão trabalhando para desestabilizar sua candidatura.