Geral

Último dia de entrega das urnas eletrônicas aumenta fluxo de pessoas no TRE

30 SET 2016 • POR Gesiane Medeiros • 11h23
Os presidentes de seção preferem retirar as urnas no último dia do prazo. Foto: CDP

Os presidentes das seções eleitorais de Corumbá e Ladário, tem até as 19 horas de hoje (30) para retirar a urna e materiais para votação de domingo, 2 de outubro, dia das Eleições Municipais 2016. Ao todo, são 270 urnas eletrônicas (144 da 7° zona e 126 da 50°) entregues aos voluntários que são responsáveis pelo equipamento até o encerramento da votação às 17 horas deste domingo.

A reta final do maior evento democrático do país impõe uma rotina de trabalho intensa aos funcionários do Tribunal Eleitoral Regional (TRE) da região. Funcionários que já trabalham em sistema de plantão de 10 horas diariamente no mês que antecede as eleições, estarão à disposição do órgão durante este sábado (1° de outubro) para a montagem de todas as seções, e durante todo o dia de domingo, dia da votação, para eventuais ocorrências de problemas e posteriormente para a computação dos votos. A contagem das urnas da 7° zona é realizada na própria sede do TRE, na Rua Duque de Caxias, bairro Nossa Senhora de Fátima e o da 50° acontece no Fórum, localizado no mesmo bairro.

Ancelmo Gonçalves, chefe de cartório da 7° zona comentou sobre os preparativos finais para as eleições de domingo. Foto: CDP

Segundo Anselmo Gonçalves, chefe de cartório da 7° zona eleitoral, que compreende parte do município de Corumbá, o fluxo de presidentes no cartório para a retirada das urnas aumenta justamente no último dia, “as pessoas preferem retirar o material na sexta-feira para permanecer o menor tempo possível com o equipamento sob sua responsabilidade”.

Todo os mesários, independente da função que exercem, recebem tíquete alimentação no valor de R$ 25, o presidente de mesa recebe ainda uma ajuda de custo de R$ 35 para o combustível, por conta da incumbência de buscar e entregar o material no TRE. Somente para a 7° zona, 632 pessoas foram convocadas para trabalhar nas eleições deste ano, contando com presidentes, secretários, mesários e suplentes, que ficam em lista de reserva e só são chamados caso algum dos convocados falte no dia.

Anselmo explica que as mais diversas ocorrências podem surgir no dia da votação, “desde problemas com as urnas, falta de mesários, orientação para eleitores que não sabem onde votar e crimes eleitorais, que infelizmente ainda é bem comum no entorno dos locais de votação”. Denúncias de irregularidades como boca de urna e distribuição de santinhos podem ser direcionadas diretamente a Polícia Federal (PF), para o Ministério Público Eleitoral ou ainda pelo sistema de Web Denúncias do TER, onde é possível anexar fotos e vídeos que comprovem o fato.

Rosa recebeu instruções finais no ato da retirada da urna de sua seção. Foto: CDP

Rosa Pereira, desempenha a função de presidente de seção há oito eleições e não pensa em parar, “amo participar, trabalhando nas eleições me sinto integrante ativo da escolha do futuro político do meu município. Minha filha até acha estranho, mas eu gosto”. Dona Rosa trabalha em seção da Escola Estadual Otacílio Faustino da Silva, em Corumbá.