Geral

Oportunidade: Mundo Senai auxilia estudantes na escolha profissional

29 SET 2016 • POR Gesiane Medeiros • 09h04
O evento continua até o final do dia de hoje (29). Foto; CDP

Durante todo o dia de ontem (28) alunos da rede estadual de ensino, de outras redes e escolas e a comunidade em geral puderam participar do Mundo Senai, uma feira que objetiva auxiliar aqueles que estão buscando seu caminho profissional. O evento anual da rede, abre as portas para visitantes conhecerem a prática das áreas de mecânica, eletrotécnica, microbiologia, segurança do trabalho, edificações e mineração.

Com uma média de visitação diária de 250 alunos somente da rede pública, instrutores e estudantes da escola Senai palestram sobre os cursos oferecidos pela instituição que é referência em formação profissional no estado. Segundo Andrea Eisa Porfiro, coordenadora pedagógica da unidade, mais de mil pessoas participaram da edição do ano passado e uma quantidade considerável retornou para realizar cursos técnicos ou de qualificação profissional.

O roteiro do evento é dividido em quatro ambientes, os visitantes passam pelos laboratórios da escola e recebem explicações dos alunos em formação da rede de forma simples e espontânea.

Andrea ressalta que o mercado continua sedento pelo profissional técnico, “o jovem formado em um curso técnico, tem chances reais de acessar o mercado de trabalho antes mesmo de um graduado. Todos os alunos de uma turma de eletrotécnica formada no ano passado em nossa escola já estão trabalhando, foram 25 alunos aproximadamente incluídos no mercado em um curto espaço de tempo".

Edson aposta na carreira de mineração. Foto: CDP

No mesmo evento, os visitantes podem se inscrever em mini cursos de menos de duas horas de duração em diversas áreas para aprofundar ainda mais o conhecimento dos cursos oferecidas pelo Senai.

Edson Júnior, 17 anos, da Escola Estadual Natércia Pompeu dos Santos, participa do evento pela segunda vez e está pensando em ingressar na área de mineração. “Aqui em Corumbá a área de mineração ainda é muito forte, estou pensando em fazer este curso”.