Geral

Semana do trânsito aposta em conscientizar futuros condutores

23 SET 2016 • POR Gesiane Medeiros • 10h11
Crianças aprendem as regras do trânsito brincando na Feira. Foto: CDP

Parte da programação da Semana do Trânsito, promovida pela Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), que foi iniciada no dia 16 de setembro, última sexta-feira, com blitz educativa na rodovia Ramão Gomez, a feira do Trânsito, que acontece hoje, até as 11 horas, no Jardim da Independência, região centra da cidade, é destinada a estudantes da rede de ensino e demais crianças da cidade.

Segundo Jociane dos Santos, gerente de transportes da Agetrat, quem coordena a ação de hoje, o objetivo principal da feira é “ensinar os princípios básicos de segurança do trânsito para as crianças, preparamos brincadeiras e jogos para que eles aprendam de forma didática e leve”. Esta semana, a equipe da Agetrat já visitou diversas escolas, com apresentação de palestras e teatros para cultivar a consciência de um trânsito seguro para todos.

“As crianças fazem parte do trânsito, seja como pedestre ou passageiro em carro particular ou coletivo, ressaltamos a questão do desembarque com cuidado e, enquanto pedestre, aguardar o ônibus sair para somente depois atravessar, atravessar somente na faixa, sinalizar a intenção de travessia para o condutor através de contato visual, utilizando a regra de ver e ser visto e por fim agradecer a gentileza”, explicou Jociane que apontou ainda a implantação do programa "Pedestre Eu Cuido", no ano de 2013, que consiste na conscientização dos condutores para que libere a travessia das crianças e responsáveis nas faixas de pedestres em frente as escolas, mesmo sem que ali tenha um semáforo instalado, segundo a coordenadora, os resultados são positivos e, aos poucos o condutor tem mudado seus hábitos.

Professoras da Escola Municipal Tilma Fernandes Veiga, da Cervejaria, levou alunos do 7° ano para participar da feira. Foto: CDP

Alunos do 7° ano da Escola Municipal Tilma Fernandes Veiga, do bairro Cervejaria, participaram das atividades, acompanhados pelas professoras, Patrícia Fontoura e Carmem Duran, que aprovam a iniciativa. “No ano passado realizamos projeto de consciência no trânsito e acredito que ações como essas, didáticas, com brincadeiras, fazem eles aprenderem facilmente as regras do trânsito. Quem sabe teremos um trânsito mais tranquilo, se incentivarmos desde cedo?”, questionou Carmem.

O semana do trânsito, em Corumbá, que tem como tema “#SouMais1PorUmTrânsito+Seguro", será encerrada no próximo domingo (26), com apresentações teatrais e palestra para alunos e professores da escola estadual Maria Helena Albaneze.