Geral

Ladário comemora seis anos da Apa Baía Negra com programação festiva

20 SET 2016 • POR Redação • 09h11

Em 2016 a Área de Preservação Ambiental Baía Negra comemora seis anos, por isso, a Fundação de Meio Ambiente realiza em parceria com secretarias e outras fundações da administração municipal uma intensa programação festiva.  A APA é única área de proteção ambiental do Pantanal. 

O evento que acontecerá no dia 24 de setembro durante todo o dia, terá inicio às 8h00 e contará com apresentações culturais, esporte aventura e contemplativo, bem como de exposições relacionadas à vida na localidade com a participação da Marinha do Brasil; da PMA com os Florestinhas; PrevFogo; Ibama; Embrapa Pantanal, UFMS, Geopark Bodoquena Pantanal, Corpo de Bombeiros, Artesanatos locais  e moradores da região que ficarão responsáveis pela praça da alimentação.

O local das atividades será na antiga pousada Vitória Régia, hoje sede do comitê gestor da APA, parte rural do município. A entrada é gratuita.

A unidade de conservação possui aproximadamente seis mil hectares de domínio da União, hoje ocupada por uma comunidade ribeirinha que sobrevivem da   cultura de subsistência, criação de pequenos animais, a extração de arroz, pesca artesanal com captura de iscas e donos de pousadas. .

A Apa Baía Negra é a primeira Unidade de Conservação de Uso Sustentável no Pantanal, que agrega preservação ambiental e sobrevivência das populações tradicionais.  O objetivo é a ocupação sustentável, pois o local possui um valor inesgotável de riquezas históricas, turísticas e arqueológicas, como apontaram os estudos feitos pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU) na região, durante a sua criação.

A área de proteção ambiental está dividida em zonas com delimitações das atividades permitidas, restringidas e proibidas, em cada uma delas. Hoje, aproximadamente 48 famílias vivem na Apa Baía Negra.

Significativa e importante para o contexto histórico do município, a APA também foi considerada como o melhor lugar deste ano para ser realizado a final do campeonato nacional de Enduro de Regularidade. A cidade receberá pilotos de diversos estados do Brasil para o 5º Enduro Pantaneiro, evento esse já consagrado no estado será válido pela 9ª e 10º etapa do Estadual de Enduro de Regularidade e também para a grande final do Campeonato Brasileiro de Regularidade 2016.

Os dois dias de prova serão nas localidades da Área de Proteção Ambiental (APA Baía Negra). O percurso dessa edição será totalmente diferente dos anos anteriores e a mais nova trilha é a “Caveirinha” com muitas pedras em com uma subida de dois mil metros de altura, além de adrenalina os competidores também poderão desfrutar de um visual único e deslumbrante do Pantanal.

No sábado dia 24 às 9h00, a largada oficial será em frente ao Pórtico da Marinha e as trilhas  terão o percurso de aproximadamente 150 km de nível médio com baixa dificuldade. Já no domingo, 25, a largada oficial será às 08 horas em frente ao Pórtico da Marinha. A prova é opcional apenas para os pilotos do Campeonato Estadual e o percurso terá aproximadamente 140 km, com trilhas de nível alto e maiores dificuldades, onde a resistência e superação serão os fatores decisivos da prova.

O campeonato, bem como todas as programações que acontecerão durante o período matutino e vespertino na APA, fazem parte das comemorações do sexto ano de criação da Baía Negra como Área de Proteção Ambiental.