Geral

Até 20% dos furtos de moto poderiam ser evitados com medida de segurança

13 SET 2016 • POR Gesiane Medeiros • 07h58
O uso de cadeado para travar uma das rodas da motocicleta é apontada pela PM como uma das formas de segurança mais eficientes e baratas. Foto: Divulgação

Desde o início deste ano, um total de 94 motocicletas foram levadas por bandidos na região central de Corumbá, destas 80% foram através de furto. Segundo a Polícia Militar (PM), quem expõe a breve estatística, de 10 a 20% dos casos poderiam ser evitados pelos proprietários e condutores, utilizando alguma medida de segurança.

Para a PM, que diariamente recebe denúncia de furtos e roubos de veículos, em grande maioria de motocicletas, os condutores abrem mão de implantar um sistema de segurança e isso facilita em tudo a vida do bandido. O sistema de segurança vai desde os mais sofisticados, travas elétricas e alarmes, até os mais simples e baratos, como um cadeado e uma corrente que trave uma das roda do veículo e impede a ação de roubo ou furto.

O furto de motocicletas é uma das ações criminosas mais comuns em Corumbá, isso pela facilidade em sair com o veículo sem levantar suspeita e, pela rapidez que se vende a moto no mercado negro da Bolívia ou ainda nas oficias clandestinas de desmanche. O trabalho da PM está cada vez mais intenso, este ano, 30 motos foram recuperadas antes que fossem atravessadas pela fronteira da Bolívia. 

Autor foi preso ao tentar atravessar fronteira com moto furtada. Foto: Divulgação

Somente neste domingo (11), duas motos foram recuperadas pela PM, uma delas no momento em que o autor tentava atravessar pela fronteira. O rapaz de 18 anos levantou suspeita de fiscais da Receita Federal, e acionaram a PM após verificarem que o veículo havia sido roubado no dia anterior, sábado (10).