Geral

ANTAQ exige instalação de grades no Porto de Corumbá

12 AGO 2016 • POR Gesiane Medeiros com Informações da PMC • 08h54
Grade irá delimitar a área de livre acesso permitida a visitantes. Foto: PMC

A exigência da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) por mais segurança na região do Porto Geral de Corumbá, onde casos de morte já foram registrados, fez com que o município e a administração do Porto Fluvial da cidade, iniciasse a instalação de gradio em toda a extensão da área do Centro de Convenções, de forma que impeça o acesso da população ao Rio Paraguai.

O gradio está sendo instalado na parte de trás do centro de convenções e também no estacionamento, separando este trecho do Porto Fluvial, utilizado para embarque e desembarque de turistas.

Com a instalação do gradio, o acesso ao cais não será como tem ocorrido até os dias atuais, a população e turistas não terão mais acesso ao espaço desprovido de segurança. A área que até então era toda aberta, facilitava as quedas no Rio Paraguai, como já ocorreu inclusive este ano, quando um homem de 33 anos morreu ao cair no Rio.

O gradio está sendo instalado no estacionamento localizado no lado esquerdo do Centro de Convenções e será também instalado no lado direto. Terá portão de acesso ao Porto Fluvial e a área contará com Guarda Portuária que, a princípio, será integrada por guardas municipais que serão capacitados para realizar este serviço.

O aviso de perigo e a faixa amarela dificilmente são respeitadas pelos visitantes. Foto: PMC

No trecho atrás do Centro de Convenções, por exemplo, é proibida a pesca, mas mesmo com placas informando que as pessoas não podem ultrapassar a faixa amarela que existe ao longo do cais, é comum encontrar pessoas sentadas praticando a pescaria, mesmo com o risco de queda.