Geral

Vandalismo em pontos turisticos de Ladário causam prejuízos

12 AGO 2016 • POR PML • 08h27
O Trem Pérola Negra do Pantanal é alvo comum de pixações. - Divulgação

Problema antigo na cidade de Ladário, o vandalismo segue causando transtornos e prejuízo ao município. Além dos gastos necessários para o reparo do espaço público, as atividades desenvolvidas no local também ficaram prejudicadas.

Na madrugada de quinta-feira, 11 de agosto o banheiro público localizado na Praça Gastão Brasil, Centro da cidade foi totalmente pichado, o que causou a interrupção de suas funções para a realização de reparos. Além disso, a Locomotiva Pérola do Pantanal, também foi alvo dos vândalos.  

Banheiros recém reformados foram novamente depredados. Foto: Divulgação

Esta não é a primeira vez que isso acontece no local, há pouco mais de três meses, o banheiro, também utilizado pelos feirantes em dia de feira livre, foi alvo de vândalos que quebraram os vasos sanitários, deixando o ambiente totalmente destruído.  

Já a locomotiva que foi doada ao município pela Marinha do Brasil e faz parte da história da cidade. A instituição por meio da Ação Cívico Social (Aciso) também a reformou e a entregou aos ladarenses em setembro de 2013. Em 2014 após novos ataques ao patrimônio público, a Marinha através dos seus militares e com ajuda de civis revitalizou toda a Praça Gastão Brasil, como forma de presentear Ladário pelo seu aniversário de 235 anos.

Foram restaurados meios-fios, bancos e monumentos, assim, como a recomposição de calçadas e pintura do ponto de ônibus, dos banheiros públicos e a limpeza de todo o local, dando novo aspecto ao local.

Outro ponto alvo de vandalismo foi o monumento artístico do Peixe que teve sua boia d´água furtada, causando assim, o esvaziamento do lago e o escoamento da água para a Avenida 14 de março, via principal de acesso para a entrada da cidade.

Segundo o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ranulfo de Freitas, o valor gasto para os reparos dos locais danificados deverão chegar a aproximadamente R$ 5 mil. 

De acordo com o Código Penal, a punição de quem for pego cometendo essas infrações pode ser de um a seis meses de detenção ou multa.