Geral

Fuzileiros Navais de Ladário encerram curso Expedito de Operações no Pantanal

30 JUL 2016 • POR Assessoria • 11h32
Ao todo, 50 militares desistiram ou foram reprovados durante o curso. - Divulgação Marinha

Determinação, força, fé, raça e resistência foram alguns estímulos que levaram os militares participantes do curso Expedito de Operações no Pantanal, a se superarem durante 30 dias e alcançarem a conclusão do treinamento. 

O curso que tem como principal característica o alto grau operativo, nas duas últimas décadas capacita os militares para o combate no ambiente pantaneiro. Dos 74 militares que iniciaram o curso, 24 concluíram, sendo em sua maioria Fuzileiros Navais de Ladário, além de um militar do Exército Brasileiro e dois da Armada Boliviana.

O 3º Sargento Fuzileiro Naval, Alan Flávio Lima Chaves, de 30 anos, foi um dos militares que concluíram o curso. “Ano passado comecei este curso, mas não consegui permanecer e, em duas semanas, pedi para sair, mas fiquei com isto na cabeça. Este ano me preparei melhor fisicamente e me inscrevi. Não podia desistir, tinha prometido para meu filho de seis anos que lhe traria o brevê (broche) de presente, isto me deu força para não desistir, sempre que pensava em sair lembrava do meu filho. Durante o curso perdi 10 quilos”;, relata o militar.

Neste período os alunos participaram de aulas de técnicas de tiro, natação de combate, treinamento físico militar, orientação, navegação terrestre e fluvial, noções de planejamento de operações, execução de patrulhas de combate e reconhecimento e operação de motores de popa em embarcações.