Geral

Imagem de Nossa Senhora dos Remédios é patrimônio histórico, cultural e religioso de Ladário

28 JUL 2016 • POR PML • 10h30
Lei foi sancionada em 18 de Julho. - Divulgação

A lei municipal 960/2016, sancionada pelo prefeito José Antonio Assad e Faria, no dia 18 de julho, aprovada pela Câmara de Vereadores, declara a imagem de Nossa Senhora dos Remédios, como patrimônio histórico, cultura e religioso de Ladário. O tombamento foi inscrito no livro da Fundação de Cultura do Município de Ladário.

A imagem da Santa, que é a padroeira do município, está localizada na sede do Santuário de Nossa senhora dos Remédios, no centro desta cidade. Conforme a lei, fica proibida qualquer alteração ou modificação na imagem real da padroeira.

A lei também traz que, qualquer processo de restauração da mesma, deverá manter a originalidade preservada da imagem de Nossa Senhora dos Remédios, considerada a santa dos enfermos e desesperados.

“Essa é uma das maiores manifestações religiosas católicas em nosso Estado. Os devotos realizam uma festa maravilhosa em homenagens a Nossa Mãe protetora. Todos os anos, recebemos muitos visitantes que acompanham os eventos e aproveitam para agradecer as bênçãos alcançadas. Com tudo isso, também quem ganha é a nossa população, que a cada ano, demonstra a nossa tradição cultural”, disse o Prefeito José Antonio Assad e Faria.

História

Nossa Senhora dos Remédios é a padroeira da cidade de Ladário e comemora o seu dia junto aos seus fiéis em 24 de outubro, e para homenagear aquela que protege o município e seus moradores, a Prefeitura por meio da Fundação de Cultura, promove uma extensa programação festiva reunindo toda a comunidade.

Uma das atrações mais aguardadas, além dos festejos em frente ao Santuário, construído em estilo semi-gótico, é a tradicional Procissão Fluvial, que representa à reprodução da chegada da imagem na cidade de Ladário, no ano de 1895, através do Capitão- Tenente, José Raymundo de Souza Lobo.

Em seu livro “Sopa Paraguaia”, o escritor e poeta ladarense João Lisbôa Macêdo conta que a história de devoção começou com o capitão-tenente Souza Lobo, que deu a imagem de presente à cidade.

Até ali, a estatueta, de origem espanhola, modulada em gesso, trazida para Ladário em 1895, ficava na capela do Arsenal da Marinha.

Sua história de amor, fé e afinidade espiritual está ligada ao município, atraindo peregrinos vindos de todos os lugares para comemorar seu grande dia. Incorporada ao cotidiano dos católicos de Ladário, a santa é representada no Brasão Municipal por meio de duas flores de lis. Só em 2015, em torno de 25 mil fiéis, passaram pela Pérola do Pantanal, nos doze dias de festa.