Geral

Rio 2016 inova e aposta em personalização de cerimônias de pódio

26 JUL 2016 • POR Portal Brasil • 11h14

Os Jogos Rio 2016 terão uma novidade nas cerimônias de premiação e entrega de medalhas. Pela primeira vez o evento terá trilha sonora e trajes personalizados de acordo com o perfil da modalidade em questão. Serão três estilos de música e vestimentas: tradicional, popular ou descolado.

A ideia é da diretora de Apresentações Esportivas do Comitê Rio 2016, Christy Nicolay. Ela é a responsável por tudo que se vê nos locais de competição fora as próprias disputas: as apresentações em francês, inglês e português; vídeos dos esportes com música própria para a contagem regressiva; animadores; imagens captadas pelas câmeras e exibidas nos telões; e a própria cerimônia de entrega de medalhas.

Para Christy, a novidade no Rio 2016 será como a realização de um sonho. “Eu sempre quis fazer isso por que os esportes olímpicos são bem diferentes entre si”, disse Christy ao site oficial do Rio 2016. “Não podemos comparar a apresentação da ginástica à do BMX, ou do vôlei de praia à da esgrima. Então, pela primeira vez na história teremos três estilos musicais combinando melhor com os esportes nas cerimônias de pódio.”

A diretora de Apresentações Esportivas já trabalhou no Brasil durante os Jogos Pan-Americanos de 2007, também no Rio de Janeiro, e explica o encaixe de cada estilo musical nas cerimônias. Segundo ela, a música “tradicional” se encaixa em esportes considerados mais formais, como esgrima e hipismo. A “popular” casa com esportes mais difundidos, como basquete e vôlei. Já o “descolado”, com um toque do funk brasileiro, estará em modalidades como BMX e vôlei de praia.

Para acompanhar a música, a roupa dos responsáveis pela cerimônia também vai variar. “Temos trajes mais formais, com blazers, para os esportes tradicionais. Semelhantes, mas um pouco mais descontraídos, são os modelos para os esportes populares. No caso dos descolados, é uma vestimenta ainda mais informal, com mangas enroladas, por exemplo. Nada de blazers”, contou Christy.

Trilha Tradicional

Trilha Popular

Trilha Descolada