Geral

Tremor de 2.2 de magnitude assusta moradores de Dourados

20 JUL 2016 • POR Correio do Estado • 10h34
Especialista afirma que a região não está livre de outras ocorrências. - Reprodução

Tremor de terra em Dourados, na segunda-feira (18), foi confirmado pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP). O abalo, de magnitude 2.2 na escala Richter, assustou moradores. Empresas de mineração negaram explosões, reforçando caráter natural do fenômeno.

Dados foram captados, a 148 quilômetros do município, por estação sismológica em Antônio João. Técnico do centro de pesquisa, José Roberto Barbosa, ressaltou não ser comum esse tipo de registro na região, mas que a área não está livre de novos tremores.

Pedreiras negaram detonação nos últimos 15 dias, reforçando caráter natural do fenômeno. Reforço a essa tese ocorre, nas próximas semanas, quando técnicos da USP pretendem coletar dados de outras estações com problemas de transmissão online. Uma delas está em Dourados.

SUSTO

Na segunda-feira três registros, entre 18h e 19h40, foram publicados em sistema online do Centro de Sismologia da USP. A intensidade relatada era de fraca a moderada. Bombeiros foram acionados.

O abalo foi registrado, às 18h07, por estação sismológica de Antônio João. Magnitude local seria de 2.2 na escala Richter, porém dado pode ser atualizado posteriormente com acesso a outras estações.

Inicialmente se cogitava uso de explosivos em pedreiras da região, mas o Portal Correio do Estado confirmou com as quatro empresa que as últimas explosões ocorreram há 15 dias. Há 12 dias, tremor em Coxim foi associado à atividade de mineração.