Geral

Observatório ganha referência no monitoramento do turismo brasileiro

6 JUL 2016 • POR Comunicação PMC • 08h43
O Obseratório mensura dados utilizados em planejamentos. - PMC

O Observatório de Turismo do Pantanal, núcleo de estudos e pesquisas da Fundação de Turismo do Pantanal da Prefeitura de Corumbá (FUNDTUR/Pantanal), criado em 2013 para medir os impactos econômicos do setor, reunir dados e monitorar o desenvolvimento do turismo na cidade, vem ganhando reconhecimento e alçando novos voos. Esta semana, o Ministério do Turismo incluiu o núcleo como um dos oito Observatórios de Turismo de municípios turísticos brasileiros que colaboram com o monitoramento da atividade no Brasil.

“O objetivo da Fundação com o núcleo é mensurar quali/quantitativamente o setor, auxiliando pesquisas, estudos e a tomada de decisões no âmbito institucional e empresarial, especialmente quando se trata de investimentos, já que por ele são coletados números importantes da atividade turística no município”, diz Hélènemarie Dias Fernandes, diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal. “A partir desses dados, Corumbá pôde montar uma estrutura organizacional mais eficiente e se preparar para receber cada vez melhor o turista”, acrescentou.

O destino Corumbá, por meio do Observatório de Turismo de Corumbá, ganhou no ano de 2013 o prêmio cidade não capital com melhor prática de monitoramento no Índice de Competitividade do Turismo Nacional do Ministério do Turismo.

Com a implantação do Observatório, em 2015 foi premiada uma das Melhores Práticas do Turismo Nacional, que teve como lema a economicidade na gestão do turismo, hoje mantido em parceria com a FECOMÉRCIO/MS e o Empresariado Local.

Para a Prefeitura de Corumbá, a inserção do Observatório no site do MTur é um passo importante no reconhecimento dos estudos do destino Corumbá, que vem apoiando a  padronização das metodologias de pesquisa no Brasil. Mostra a importância que o Observatório está ganhando, principalmente pelo fato de que está servindo de exemplo para outras secretarias de turismo, prefeituras e governos estaduais que estão investindo em pesquisa e monitoramento.

Com a inserção do Observatório na plataforma Dados e Fatos, do Ministério do Turismo, as informações sobre a atividade turística de Corumbá estão disponíveis para o Brasil e o Mundo. Os dados do turismo local são conteúdos públicos e estão disponíveis em www.corumba.travel, no link Observatório.