Geral

De 133, apenas 12 comércios foram aprovados pelos Bombeiros de Corumbá

1 JUL 2016 • POR Gesiane Medeiros • 10h30
Extintores não devem ficar próximos da rede elétrica. Foto: Divulgação Bombeiros

Terminou ontem, 30 de junho, a Operação Prevenir realizada pelo Corpo de Bombeiros de Corumbá, com o objetivo de fiscalizar os 133 estabelecimentos comerciais da cidade, que emitiram certificação online da corporação. O espanto é que apenas 12 dos vistoriados, estavam dentro das normas, os outros 121 foram notificados por irregularidades.

A operação que iniciou dia 27 de junho, contou com três equipes do 3° Grupamento da cidade, que se organizaram entre os turnos matutino, vespertino e noturno, para verificar obrigatoriedades como: validade e instalação de extintores, saídas de emergência, sinalização e iluminação de emergência.  

Todos os escritórios e edificações que tiveram a autorização de funcionamento negada, terão 30 dias para se adequarem a regularização imposta pela Lei Estadual n° 4.334/13. Posteriormente poderão solicitar uma nova visita de vistoria.

Entre as irregularidades encontradas, em um dos estabelecimentos, placa sinalizava extintor de Pó Químico, quando se tratava de um extintor de CO². Outras erros comuns encontradas são de falta de sinalização em extintores, iluminação de emergência desligada e proximidade inadequada entre o extintor e a rede elétrica. Sem a certificação do Corpo de Bombeiros, os comércios ficam proibidos de funcionar.