Geral

Prefeitura e movimento LGBT realizam roda de conversa para discutir direitos

28 JUN 2016 • POR Sandro Asseff • 14h43

A Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a de Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de Corumbá ,a ONG Instituto Diversidade Pantanal e a Associação Corumbaense e Ladarense LGBT, realizarão no próximo dia 30, no auditório do Sindicato Rural, a partir das 08 horas, a primeira etapa voltada para servidores da Saúde e Assistência Social, onde discutirão direitos e deveres do público LGBT.

Já no período da tarde, com a presença da Dr. Júlio César Valcanalia Ferreira, advogado especialista em Direito LGBT, e Sra. Márcia Gomes de Moraes, Conselheira Estadual de Saúde, acontecerá a I Roda de Conversa sobre os direitos e Políticas Públicas para o público LGBT. Bem como na  oportunidade os interessados, munidos de seus documentos pessoais,poderão solicitar  a carteira com nome Social.

Esse evento faz parte das comemorações do dia Internacional do Orgulho Gay. Sendo que o Movimento em Defesa dos Direitos dos Homossexuais surgiu na Europa, no final do século passado. A sua principal bandeira é a descriminalização da homossexualidade e o reconhecimento dos direitos civis dos homossexuais.

Só depois da Segunda Guerra Mundial o Movimento começou a estruturar-se na Europa e nos Estados Unidos. Mas o principal marco simbólico para o moderno Movimento Homossexual Internacional é o dia 28 de junho de 1969, conhecido como Dia Internacional do Orgulho Gay/Lésbico, devido à “Rebelião de Stonewall”.

 

Stonewall

 

Entre 1967 e 1969, Stonewall Inn era um bar divertido localizado na rua Christopher, no centro da zona gay da cidade de Nova Iorque. Anteriormente uma garagem foi adaptada com orçamento reduzido e transformou-se num lugar, apesar de pintado de preto, animado e tolerante que atraía uma grande variedade de tipos de pessoas, especialmente jovens, e tornou-se uma alternativa aos "apropriados" ambientes caseiros ou aos inacessíveis bares de encontros do circuito gay.

Na noite de 28 de junho de 1969 uma força policial invadiu o bar Stonewall, o que já era fato comum na época. Alegavam vistoria na licença para a venda de álcool, pois os homossexuais eram considerados doentes e, por isso, não podiam consumir bebidas alcoólicas. Mas nessa noite o público se revoltou, e o motim veio seguido de violentos protestos. O dia 28 de junho, também conhecido como "Dia da Libertação da Rua Christopher", foi a primeira de várias noites em que a famosa rua se transformou num verdadeiro campo de batalha.

Os protestos de Stonewall marcaram o começo do movimento de libertação gay que transformou a opressão do público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) em chamadas para o orgulho e a ação. Desde então temos testemunhado um florescer espantoso da cultura gay, que mudou o mundo para sempre.