Geral

Após 30 anos abandonado prefeitura entrega Mirante da Capivara

28 JUN 2016 • POR Sylma Lima • 10h29
Seo Rosalino disse que estava emocionado porque a obra vai valorizar seu imóvel - Sandro Assef

Há mais de 30 anos, quando o então prefeito Fadah Fatass construiu o mirante, ele não contava com a força da chuva, cuja enxurrada soterraria a obra pouco tempo depois. Localizada num local privilegiado, com a vista para o rio Paraguai e o pôr de sol mais lindo do Estado de Mato Grosso do Sul vários gestores entraram e saíram da prefeitura e, apesar de documento e abaixo assinado dos moradores pedindo melhorias, nenhum teve a preocupação de atender à reivindicação de reformar o local. Segundo Rosalino do Carmo, morador do bairro há 60 anos disse que nem acreditava no que estava vendo, pois o bairro foi  esquecido por antigas administrações, “ e esse mirante enobrece o bairro, valoriza nossos imóveis além de ser um grande ponto turístico” , disse emocionado agradecendo o prefeito Paulo Duarte e o vereador Machado que teria ajudado na articulação. A prefeitura investiu cerca de R$ 140 mil, porque teve que reconstruir o mirante, entretanto, é necessário pavimentar uma quadra para não se repetir o que aconteceu com o primeiro mirante que foi ‘engolido’ pela terra que descia da rua não pavimentada.

Dona Ramona levou um abaixo assinado pedidndo o asfalto para conservar o mirante. Foto: Sandro Assef

Ramona dos Santos Franco de Arruda disse que se mudou para o bairro em 1975 , “ eu fui embora de Corumbá e deixei parentes morando no imóvel, mas quando voltei em 1986 minha casa estava soterrada . Tive que fazer outra casa. Desde então lutamos pelas melhorias do bairro Generoso em que antigos gestores davam um monte de explicações, mas, não resolviam o problema. Esse mirante é lindo e precisa ser cultivado, por isso quero relembrar o prefeito, com esse abaixo assinado, para que ele asfalte essa quadra,, caso contrário essa obra está condenada”

Antes mesmo da moradora mostrar o abaixo assinado o prefeito já anunciava para este segundo semestre  o asfalto da rua   Marechal Floriano. “O planejamento é começar nesse segundo semestre a pavimentação para entregarmos até o final, facilitando ainda o acesso a essa região. Esse é um espaço para o turismo, mas também para a população”, completou o chefe do Executivo municipal.

“Quem vê isso aqui hoje, não imagina como ele estava. É pra isso que serve os recursos públicos, para serem empregados em ações, em serviços e em obras que vão beneficiar a população e ajudar a cidade a crescer”, pontuou.

Mirante fica em local privilegiado. Foto: Sandro Assef

Inauguração

Abaixo assinado levado por dona Ramona. Foto: Sandro Assef

O prefeito Paulo Duarte entregou nesta segunda-feira, 27 de junho, a reconstrução do Mirante da Capivara, localizado no bairro Generoso. O espaço oferece uma vista ampla do Pantanal e acesso à Baía do Tamengo. Construído na década de 90, a área estava totalmente abandonada e degrada pela falta de conservação.

“Essa obra é muito importante, basta ver como estava e o que voltou a ser o Mirante da Capivara, inclusive em memoria ao ex-prefeito doutor Fadah Gattass, ressaltando que ele teve a visão de fazer esse belo equipamento e, infelizmente, ninguém mais cuidou”, afirmou o prefeito Paulo Duarte.

“Utilizamos aqui recursos próprios e da Fundação de a da FotoMeio Ambiente. Nada tem a ver tanto com o meio ambiente quanto isso aqui. É um lugar lindo, maravilhoso e que a população redescobriu. Agora é esse trabalho de fortalecer o sentimento de pertencimento. Esse espaço pertence a toda população. E tenho certeza que todos nos vamos ajudar a cuidar”, continuou.

Prefeitura de Corumbá realizou a limpeza e poda de arbustos ao lado da escadaria, demolição de concreto simples de base deteriorada, terraplenagem (escavação de valas, carga de entulhos, transporte de entulho e aquisição de aterro para regularização de base para o lajotamento) e refez todas as estruturas em concreto, piso, canteiros, iluminação e instalação de bancos.

Na escadaria que leve até a Baía do Tamengo, foi executada a estabilização com concreto armado de lances e patamares das escadas, regularização dos lances e patamares com utilização de argamassa de cimento e areia e a confecção e assentamento de guarda corpo e corrimão para a escadaria.